medula 23-04-2015 site

Na manhã do último sábado, dia 18 de abril, a Câmara da Estância Turística de Salto sediou mais uma reunião que tem como objetivo o andamento na organização de uma campanha contínua de cadastro de possíveis doadores de medula óssea, órgãos e tecidos, e sangue em nossa cidade.

Estavam presentes, o Presidente do Poder Legislativo Saltense e organizador do encontro, Willhes Gomes da Silva, o Vereador Icrenildo Jesus Martins – Lampião, o Secretário da Saúde, Daniel Paulino Evangelista, representantes da Secretaria da Ação Social e Cidadania, da Secretaria da Cultura, representantes da ONG Asa Morena, de Igrejas, além de diversos voluntários.

O principal ponto de discussão foi a campanha que será realizada em nossa cidade no próximo dia 9 de maio, sábado, das 9hs às 12hs, quando será feito um cadastro de doadores de medula óssea no Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat (São Camilo), localizado na Rua Europa, 1571, Jardim Celani.

Segundo os representantes da Secretaria da Saúde, o cadastro é simples e rápido, bastam cinco ml de sangue e não é necessário estar em jejum, pois o sangue servirá apenas para teste de compatibilidade. O interessado tem que ter entre 18 e 55 anos, estar com boa saúde e levar o RG. Pessoas portadoras de AIDS, Câncer e Hepatite C não podem ser doadores.

A Asa Morena, que juntamente com a Prefeitura de nossa cidade e com o Hemonúcleo Regional de Jaú, realizará a campanha do próximo dia 09 de maio, visa o atendimento a familiares de pessoas que tenham leucemias e outras patologias diretamente ligadas ao sangue, com indicação de quimioterapia e/ou transplante de medula óssea. Desde quando foi fundada, a ONG tem se preocupado com o amparo à família do doente e, para isso, vem trabalhando para efetivar o Projeto Casulo – uma casa que possa acolher essas pessoas, oferecendo apoio, esclarecimento e, principalmente, esperança.