câmara-recebe-audiência-pública-sobre-proteção-de-animais

Na noite da última quarta-feira, a Câmara de Saúde realizou uma audiência pública que discutiu a proteção animal no município. A reunião foi conduzida pelo Presidente da Câmara, Willhes Gomes da Silva, com a presença dos Vereadores Edemilson Pereira dos Santos e Icrenildo Jesus Martins, do secretário de Governo Paulo Soranz, do veterinário da zoonose Celso Garcia, do representante da Secretaria da Saúde, Mauro Okumura e da presidente da Associação Protetora dos Animais, Eliete Zanoni.

O encontro contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas que lotaram o plenário da Câmara. Durante a reunião, o secretário do Governo apontou algumas situações que precisam ser melhoradas e afirmou que a formação do conselho protetor dos animais ajudará na fiscalização e desenvolvimento de políticas públicas apropriadas.

Os participantes falaram da necessidade de uma nova licitação, ou a renovação do contrato com revisão das cláusulas e da falta de um serviço que atenda as necessidades locais, como castrações e vacinas. Ainda, os presentes cobraram que a visitação no canil seja liberada, bem como a mudança da ração que é servida aos animais.

Os Vereadores fizeram diversos apontamentos sobre a situação e as medidas que podem ser tomadas. O Presidente da Câmara destacou a necessidade da formação de um grupo de trabalho para resolução das necessidades pontuais, e da aprovação do projeto de lei criando o conselho municipal, que deverá ser enviado à Câmara até o fim deste semestre.

As autoridades destacaram também que após a aprovação da criação do conselho, será possível construir um plano municipal de proteção animal. Na oportunidade, um grupo de trabalho foi formado para que as pontualidades sejam resolvidas.