willhes-participa-de-conferência-municipal-de-pessoas-com-deficiência

O Presidente da Câmara, Willhes Gomes da Silva participou na última semana, da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Durante o encontro, o Vereador ressaltou iniciativas de inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. “Muito se sabe na teoria, mas é preciso que essas pessoas ocupem seu lugar na sociedade, praticando atividades físicas, culturais, sociais e religiosas, seja onde desejam estar”.

Na oportunidade, o Prefeito Juvenil Cirelli anunciou diversos investimentos em ações voltadas para esse grupo. “A criação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência foi uma das nossas primeiras iniciativas com objetivo de integrar as ações que são feitas no nosso município e garantir a aplicação dos direitos desse público”, ressaltou.

Na saúde, o Chefe do Executivo enfatizou a aquisição da ambulância adaptada e a intensificação da priorização no atendimento. Foi citada ainda a valorização da autonomia e alteração do Conselho, que além de consultivo passou a ser deliberativo e de assessoramento da Prefeitura.

Conferência Municipal

Com o temaOs desafios na implantação da política da pessoa com deficiência - a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos”, a Conferência ocorreu no Salão da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e contou com a presença do Presidente do CONADE (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Flávio Henrique e mais de 90 pessoas entre pessoas com deficiência, representantes de vários Conselhos Municipais e entidades que representam e atendem pessoas com deficiência.

Foram ministradas duas palestras, uma sobre política da pessoa com deficiência no que diz respeito a gênero, raça e etnia, diversidade social e geracional ministrada pelo membro do Conselho Nacional da Saúde, José Marcos e outra sobre o tema órgãos gestores e outras instâncias de participação social e a interação entre os poderes e os entes federados, ministrada pelo advogado, Vagner Fagundes Coltrin.

Em seguida foram realizados debates em grupos divididos em três eixos e criação de diretrizes para as conferências estadual e nacional. Dentre as diretrizes destacaram-se a elaboração e implantação do censo e pesquisa municipal da pessoa com deficiência, a implantação de uma secretaria municipal dos direitos humanos, a criação de um centro de referência municipal para pessoas com deficiência dentre outras.

Na oportunidade, foram eleitos oito delegados (quatro do Poder Público e quatro da Sociedade Civil) para representarem Salto na Conferência Estadual.

*Com informações da AI Prefeitura de Salto.