jundiai 14-07-2015 site

Preocupados com a situação do Rio Jundiaí, os Vereadores que compõem a Comissão Especial que apura os crimes ambientais no rio, enviaram esta semana um Ofício ao Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli e ao Gerente da CETESB, Domênico Tremarolli, pedindo a limpeza no Jundiaí, nas proximidades da Ponte da Rua Japão, em uma extensão de 1 km acima.

No documento os integrantes da Comissão, Edemilson Pereira dos Santos (Presidente), Edival Pereira Rosa – Preto (Relator) e João Bispo dos Santos (Membro) destacam o enorme montante de resíduos como garrafas pet, isopor, madeira, brinquedos, calçados, latas, pneus, capacetes, bolas de futebol, entre outros tipos de entulhos que estão causando impacto significativo e atrapalhando o fluxo do rio.

“As últimas chuvas trouxeram para Salto muito lixo nas proximidades dos bairros Nações, antes da ponte, onde tem várias curvas e pequenas quedas d'água, com muitas pedras, e troncos de árvores caídos no curso dá água, sendo que isso facilita o acúmulo de poluição. O grau de sujeira pode ser comparado com fotos do final do ano passado, quando ocorreu o fato envolvendo a poluição, cujas espumas ficaram com cor rosa. Mais uma vez reforçamos o pedido de fiscalização de ambos os setores para que este leito não continue sendo massacrado por omissão ou descaso. No último sábado o Rio Jundiaí amanheceu em um estado deplorável, com muita espuma. A grande carga de esgoto doméstico oriunda do bairro Nações, em Salto e da Estação de Tratamento de Esgoto de Indaiatuba reflete diretamente na natureza. Não podemos mais fechar os olhos para o descaso das indústrias e dos municípios que cobram tarifa de tratamento de esgoto e não fazem o serviço conforme as exigências ambientais. Desde a segunda-feira, dia 06, uma rede de esgoto que atende os bairros Planalto e parte do Nações, estava jogando os dejetos in natura em uma lagoa, afluente do Rio Jundiaí. Lamentavelmente essas espumas também são resultados da omissão da Administração Pública de Salto. O que buscamos é chamar a atenção para este leito, que vem sendo utilizado politicamente - inclusive por esta Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista -, porém na verdade nada de efetivo vem sendo realizado, pelo menos dentro do município de Salto, podemos falar com propriedade, pois os crimes são os mesmos conhecidos dos últimos 30 anos: Esgotos domésticos e efluentes industriais, considerados os principais contaminantes das águas.”, disse o Presidente da Comissão.

Os Vereadores pedem que tanto a Prefeitura e a CETESB, em parceria com os municípios acima, e com o PCJ, criem uma campanha de conscientização com relação à natureza e este importante rio, pois assim como o Tietê, o Rio Jundiaí está trazendo uma grande carga de entulhos e resíduos que não são de nossa cidade, portanto, é necessário mobilizar a sociedade, reaproximar as pessoas do rio e engajar as comunidades em ações de despoluição.

“É necessário também limitar a atividade agropecuária, conforme leis ambientais, reflorestar, refazer a margem vegetal, assim recuperando a área verde e a mata ciliar, além de prevenção para que não exista o descarte de esgotos in natura ou poluentes não sejam lançados, controle da poluição industrial e melhora da coleta e destinação do lixo das cidades acima e principalmente Salto. Grande quantidade de lixo doméstico, principalmente material plástico, é carregado pela correnteza do rio que atravessa Salto, chaga ao rio Tietê, assim percorrendo vários municípios. Esta Casa de Leis apoia e solicita que seja estabelecido um programa educacional, objetivando conscientizar a população do drama que passa este rio, que abastece vários municípios e que poderá também ajudar nossa cidade em caso de emergência de escassez de água. A degradação está aos nossos olhos, é uma necessidade premente, inadiável e precisamos tomar novos rumos e exigir uma sociedade mais responsável e com respeito ao ambiente”, finalizou Edemilson.