Imprimir

marilia 15-07-2015 site

Nesta semana, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou um Ofício ao Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli e à Diretoria da Empresa Eucatex S/A questionando sobre a área pública no Jardim Marília, resultado da permuta de áreas e melhorias conforme a Lei nº 2.998/2010, onde estabelece programa de melhorias para a região sudoeste, conforme o anexo VII, que se refere ao programa de investimento, no item V – Construção de Praça Esportiva e de Recreação, onde o Grupo Eucatex ficou responsável pela construção do Campo Oficial, com arquibancadas como contrapartida.

No documento, o Representante do Poder Legislativo Saltense destaca que o campo já foi construído, assim como parte da arquibancada, que mesmo antes de ser entregue já apresenta a realidade do serviço de baixa qualidade, necessitando de reforma.

“Toda esta área pública precisa de uma revitalização e valorização aos moradores, pois por muitos anos ficaram abandonados em lugar sujo e imundo, sem as devidas atenções do Executivo. Na parte baixa, que atualmente serve para descarte de entulhos, já é de conhecimento da população que será contemplado com a construção do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), na rua Várzea Paulista”, disse o Vereador.

Edemilson aproveitou o documento para reivindicar os pedidos dos moradores da região, que temem a inauguração do campo sem as melhorias em:

- Limpeza Pública: A falta de manutenção do espaço é nítida para qualquer cidadão que passa na rua. O descarte irregular do lixo tem incomodado os moradores das proximidades. Além de materiais sólidos e restos da construção civil, pneus, também são depositados lixos domésticos. Portanto, é necessária uma limpeza, implantação de placas advertindo que no local é proibido jogar lixo, pois conscientizará população sobre a proibição de descartes, que além de prejudicar o meio ambiente, ainda causa riscos à saúde das pessoas.

- Calçada: A população está insatisfeita e não é de hoje com a falta de calçada em todo o entorno da área pública. Os moradores encontram dificuldades para dividir o leito da rua com os veículos. A situação que compromete o direito constitucional de ir e vir dos pedestres, especialmente no que concerne a idosos, crianças e pessoas com deficiência. Portanto, é necessária a construção do passeio, assim facilita a acessibilidade, a passagem de pedestres em calçadas, com objetivo fundamental de propiciar às pessoas de diferentes idades o acesso á área de lazer, escolas, mercados, ponto de ônibus, entre outros.

- Campo de Futebol: É necessária uma revitalização no entorno do campo de futebol. O local deveria ser sido mais bem aproveitado, já que ao lado há uma área extensa que poderia ser expandida a arquibancada. A maneira como ficou é muito cômoda e adequada para a empresa Eucatex e não para os moradores das proximidades. A vizinhança e os amantes do futebol solicitam a construção de arquibancada em toda a extensão da linha de fundo do campo, encostada com a rua Pirassununga, onde inclusive o terreno é elevado, o que facilita a obra, encostando com a arquibancada já construída na lateral. Essa proposta objetiva garantir o conforto dos que acompanham os treinamentos e campeonatos, amigos e familiares, enfim, propiciar maior conforto para os espectadores das competições esportivas.

- Área de Lazer: Os moradores solicitam a construção de uma área de lazer em toda a extensão das ruas Penápolis e Várzea Paulista, melhorando a urbanização do bairro, a qualidade de vida e o bem estar da população, com a colocação de academia ao ar livre, playground, mesas, bancos, lixeiras, iluminação e arborização.

- Galerias: Na rua Penápolis é necessária a construção de uma galeria de captação de águas pluviais, pois os moradores pedem essa intervenção há muitos anos. O escoamento é prejudicado para conduzir o volume de águas para a parte mais baixa do bairro, pois as guias estão caídas e água vai direto para área pública causando transtorno a todos. A população tem o direito de ter uma rua normal, afinal pagam impostos e não podem continuar convivendo com acúmulo de água e o mau cheiro.