abandonados 16-07-2015 site

Nesta semana, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou um Ofício ao Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli, solicitando para que seja feito um levantamento dos veículos abandonados pela cidade, que estão ocupando irregularmente áreas públicas, sendo ruas ou calçadas.

No documento, o Representante do Poder Legislativo Saltense destaca que em diversos bairros os moradores continuam reclamando das sucatas que trazem transtornos, pois além de obstruir as vias públicas e o fluxo do trânsito, servem como esconderijo de ilícitos penais, tais como drogas e objetos furtados/roubados.

“Nesta semana o Prefeito de Campinas, Sr. Jonas Donizete, anunciou em comemoração ao aniversário da cidade, a publicação de um Decreto que prevê o leilão do veículo e multas para o dono do automóvel que abandoná-lo nas ruas. O objetivo do governo é tentar coibir o abandono de carcaças de carros nas vias públicas. Entre as regras estipuladas são considerados veículos abandonados, os com falta de vidros, pneus, rodas, faróis, carroceria enferrujada, sem motor, sem emplacamento e sem sinalização de alerta para conserto. Para cada item faltante está prevista uma multa. Num primeiro momento, o proprietário será notificado e terá dez dias para remover o veículo. Caso o proprietário não seja identificado, a remoção será imediata. Se mesmo localizado e notificado o dono do carro não fizer a remoção, o veículo será recolhido para o pátio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e só será liberado após o pagamento das despesas de remoção, estadia e multas. O proprietário terá 90 dias para retirar o veículo e, depois disso, se nada for feito pelo dono, o automóvel vai a leilão. Temos que adotar medidas como esta com urgência, pois as ruas de nossa cidade estão virando um cemitério de carros abandonados e somente com medidas firmes iremos acabar com a prática de abandono de veículos em nossas vias públicas. Nosso Município precisa implantar um pátio municipal, através de um convênio com o DETRAN-SP para regulamentar e operar o trânsito de veículos, assim promovendo o desenvolvimento da circulação e da segurança na cidade”, sugere o Vereador.