rms 31-07-2015 site

Na tarde desta quinta-feira, dia 30 de julho, o Presidente da Câmara da Estância Turística de Salto, Vereador Willhes Gomes da Silva participou de uma reunião onde se discutiu o transporte de pessoas com necessidades especiais entre as cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba.

O encontro, que foi organizado pelo EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo no Parque Tecnológico de Sorocaba, contou com a presença do Presidente da EMTU, Joaquim Lopes e de representantes das 26 cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba. Estiveram representando nossa cidade, além do Presidente da Casa de Leis, o Diretor da Secretaria da Saúde, Darcy Mantovani Junior e a Representante da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Cecília Vicente Mezzalira da Rocha.

As pessoas com necessidades especiais serão atendidas gratuitamente no transporte intermunicipal entre as cidades da RMS e para isso elas deverão fazer um cadastro no Centro de Atendimento ao Passageiro Especial – Capes, que dará direito ao cartão do transporte gratuito. Para o cadastramento será necessária a apresentação de um laudo para comprovar o reconhecimento da deficiência e esse laudo deverá ser feito na sua própria cidade, em uma das unidades de saúde que serão apontadas pelo Poder Público nos próximos meses.

O Presidente do Poder Legislativo Saltense, que compôs a mesa principal de trabalhos da reunião ao lado do Presidente da EMTU, do Prefeito de Cerquilho, Antonio Del Ben Junior, da diretora do Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo em Sorocaba (DRS XVI), Silvia Abrahão e da responsável pelo Departamento de Passageiro Especial da EMTU, Sidneia Aparecida Santos, destacou a importância do transporte gratuito às pessoas com necessidades especiais, mas também lembrou da prioridade que se deve dar a esses cidadãos na inclusão em todos os setores da sociedade, principalmente no mercado de trabalho.

“Em Salto estamos discutindo em diversos setores, a importância que temos que dar na inclusão das pessoas com necessidades especiais. Fazemos diversas discussões nesse sentido e temos que sempre colocar esse assunto entre os mais importantes de um Município. Gostaria de colocar a Casa de Leis de Salto à disposição da EMTU naquilo que se fizer necessário para beneficiar aos que têm direito ao transporte gratuito entre as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba”, falou o Presidente da Câmara em seu discurso.