ceunsp 12-08-2015 site

Na tarde desta terça-feira, dia 11 de agosto, a Vereadora Drª Rosana Costa Pinto participou de uma reunião onde se discutiu a conservação e manutenção dos antigos Chalés da Brasital, com representantes do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico.

O encontro aconteceu depois de que a Representante do Poder Legislativo Saltense apresentou o Requerimento nº 036/2015, na Reunião Ordinária do dia 10 de fevereiro deste ano, através do qual ela perguntou ao CEUNSP, quais são as razões da não conservação desses antigos chalés, visto que se encontram em estado de deterioração, considerando que são tombados pelo CONDEPHAAT e se a instituição teria projeto para restaurar as casas, e contou com a participação de Diretores, Advogados, Engenheiros e Arquitetos da Instituição de Ensino, do Secretário da Cultura de nossa cidade, Marcos Pardim e da arquiteta técnica do Conselho, Erika Hembik Borges Fioretti.

Durante a reunião, a técnica do CONDEPHATT informou que processo de tombamento dos Chalés e também do prédio da antiga Brasital, onde hoje funciona o Campus do CEUNSP, é de 2009 e que a efetivação desse tombamento é do dia 31 de dezembro de 2014.

A equipe da instituição de ensino informou que já está em andamento um projeto para a reforma e restauro das casas e que o encontro realizado esta semana também seria útil para que a técnica do CONDEPHAAT pudesse apontar o que pode ou não ser feito durante as obras.

“Estava muito preocupada com a situação de abandono dos Chalés da antiga Brasital, por isso no começo deste ano enviei o Requerimento ao CEUNSP, com cópia ao CONDEPHAAT, para saber sobre a conservação dessas construções. Essa reunião foi marcada depois de que levantei esse problema e serviu para definir os pontos para as obras de conservação das casas que serão feitas pelo CEUNSP. Não podemos deixar que um rico patrimônio da história de nossa cidade caia em esquecimento e se deteriore por conta da ação do tempo e da má conservação”, concluiu Drª Rosana.