animais 19-08-2015 site

Nesta semana, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou um Ofício ao Secretário de Governo, Paulo Henrique Soranz, pedindo um estudo por parte da Prefeitura da possibilidade de dar desconto no IPTU para quem adotar um animal de rua.

No documento, o Representante do Poder Legislativo Saltense destaca que esse projeto vem sendo implantado em diversos municípios e funciona a partir do momento em que o morador se cadastrar para adotar um animal, que será fiscalizado pela Prefeitura e se o animal adotado não estiver sendo bem tratado, o contribuinte estará sujeito a perder o benefício.

“Assim que for o criado o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (CMDDA), apresentarei esta proposta para uma discussão com o grupo interessado, assim como a criação de um Código de Proteção, que ainda não existe em nosso município. Somos sabedores que no município já contempla medidas protetivas, como esterilização cirúrgica. Porém, é necessário desenvolver mais ações de medidas protetivas e campanhas educacionais para conscientização pública”, informa Edemilson.

O Edil também questiona sobre a realização de feirinhas de adoção de animais, conforme consta na contratação do serviço, sendo que as feirinhas precisam ocorrer semanalmente nas feiras livres ou espaços públicos de grande movimento de pessoas, além de criar um canal de comunicação e acesso aos interessados em conhecer o local que abriga os animais, possibilitando quem quiser adotar cães e gatos diretamente no Canil, o que facilita a adoção de cães de grande porte, difíceis de transportar.

“Também volto a cobrar a intervenção junto à empresa responsável pelo Canil, para a implantação de um espaço para que os animais, que hoje estão acomodados nas dependências daquele recinto, tenham um local amplo e fechado com alambrado para que possam correr, brincar e ficar um pouco livres, tendo em vista que aquela propriedade tem espaço para esta finalidade”, finaliza o Vereador.