Imprimir

workshop 27-08-2015 site

Na manhã desta quinta-feira, dia 27 de agosto, o Presidente da Câmara da Estância Turística de Salto, Willhes Gomes da Silva e o Vereador Edemilson Pereira dos Santos, participaram do 1º Workshop Salto Mais Limpa, onde foi apresentada a Parceria Público Privada – PPP dos Resíduos Sólidos de Salto e o Estudo de Gravimetria e Granulometria dos Resíduos Urbanos do Município, que ocorreu na Sala Paulo Freire do Centro de Educação e Cultura – CEC.

No evento, que também contou com a participação do Prefeito Juvenil Cirelli, do Secretário de Meio Ambiente, João De Conti Neto, do Gerente da CETESB, Domênico Tremarolli e de representantes de diversos órgãos ambientais do Estado de São Paulo, a Engenheira Civil e Advogada especialista em Direito Ambiental, Christiane Pereira, informou que nossa cidade se tornou destaque na América Latina ao realizar um estudo detalhado sobre o lixo produzido pela população local, que é descartado junto ao aterro sanitário municipal.

“Salto, junto com a cidade de Jundiaí, está entre os dois municípios pioneiros na América Latina nesse tipo de estudo. Essas são intervenções analíticas que foram desenvolvidas na Europa, mas que ainda não são aplicadas na América Latina. Os dois municípios são os primeiros a entenderem os seus resíduos de uma forma bem detalhada, e isso vai permitir que as plantas que sejam planejadas e tenham sucesso em sua operação Essa sensibilidade de Salto de ser diferenciada na própria fase de planejamento, eu entendo que faz parte de um compromisso público de melhores práticas. E pelo o que eu vi hoje, faz parte de um contexto de gestão que vem sendo implementada desde 2013, como a melhoria da coleta, do sistema de acondicionamento dos resíduos, os ecopontos para a comunidade. É uma continuidade do compromisso que o município tem apresentado nesses últimos dois anos. Eu fico bastante feliz pelo ineditismo e pela sensibilidade de se precaver para não errar futuramente”, afirmou a Engenheira.

O Presidente do Poder Legislativo Saltense aproveitou a oportunidade para parabenizar a Administração Pública de nossa cidade que, através da Secretaria do Meio Ambiente, vem realizando um brilhante trabalho voltado às questões ambientais, investindo em estudos que mostram qual a destinação correta do lixo produzido pelos saltenses.