Willhes-Cúria-Diocesana1

Salto, 17 de novembro de 2015

Na manhã de segunda-feira, dia 16, o presidente da Câmara de Salto, Willhes Gomes da Silva, e o primeiro secretário, vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, participaram de um encontro promovido pela Pastoral Fé e Política, da Diocese de Jundiaí, no Anfiteatro da Cúria Diocesana. Estiveram presentes o bispo de Jundiaí, Dom Vicente Costa, além de deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios que compõem a Diocese, incluindo o chefe do Executivo de Salto, Juvenil Cirelli, e a deputada estadual Rita Passos.

Os participantes refletiram sobre o tema “Cidades Sustentáveis”, que foi apresentado por Américo Sampaio, educador em Direitos Humanos e assessor da Secretaria Executiva da “Rede Nossa São Paulo” e do “Programa Cidades Sustentáveis”, com sede na capital paulista.

Willhes-Cúria-Diocesana2

O palestrante falou sobre as cinco dimensões que as cidades devem levar em conta para serem mais sustentáveis: ambiental, cultural, política, social e econômica. “É necessário enfrentar o poder econômico, por meio da democracia direta, e garantir a participação efetiva e direta da população, para avançar na cultura do planejamento e construir processos de longo prazo. O cuidado com o saneamento básico, que impacta diretamente na saúde, na educação e em outras questões, também deve ser prioridade”, ressaltou Américo.

Ao final do evento, o público fez seus questionamentos ao palestrante, e o bispo Dom Vicente agradeceu a presença de todos no evento. No próximo ano, outros encontros reunindo autoridades da região serão realizados pela Pastoral Fé e Política.

Willhes-Cúria-Diocesana3