bota-fora-ou-cata-bagulho

Salto, 25 de novembro de 2015

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ofício ao Poder Executivo solicitando um estudo para a implantação  do programa Bota-Fora nos bairros ou que seja implantado um programa de Cata-Bagulho - como já existe em outras cidades - onde a coleta de móveis usados, velhos ou quebrados descartados nas vias públicas possam ser retirados com rapidez.

Segundo o vereador, atualmente, devido à coleta automatizada de lixo ou modernização da limpeza implantada em 2012 e complementada em 2014, tem sido eficiente e seguro o descarte do lixo orgânico nos contêineres a qualquer hora do dia ou da noite, evitando sacos de lixo das calçadas. No entanto, os materiais inservíveis, como sucatas de eletrodomésticos, colchões velhos, móveis quebrados, restos de obras e reformas ou quaisquer outros utensílios inservíveis estão sendo descartados em qualquer lugar. Este problema pode ser observado em vários pontos da cidade, como na rua Dom Pedro I, em frente ao nº 179; no canteiro da via localizada no bairro Nossa Senhora do Monte Serrat, assim como na rua Regente Feijó.

“Nossa cidade possui dois Ecopontos, sendo na rua Argélia, Jardim das Nações e o outro na Avenida Rangel Pestana, Santa Cruz, recebendo todos os tipos de descarte de resíduos, exceto orgânico. Porém, é necessário que o município crie alternativas para que o cidadão possa contribuir para um meio ambiente melhor, desenvolver ações de educação ambiental para que o lixo de inertes não sejam jogados em vias públicas, acumulando sujeira e poluindo as ruas ou terrenos baldios, agravando o problema das enchentes na cidade” disse Edemilson.