Edemilson-anel-viário

Salto, 10 de dezembro de 2015

O vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou um ofício ao deputado federal Paulo Maluf (PP), solicitando a liberação de recurso junto ao Orçamento Geral da União para a construção de um anel viário em Salto, ligando a estrada Guarujá, nas proximidades do bairro Laguna, na rua Japão, à SP-73, nas proximidades do bairro Nair Maria, e a empresa Ypê, ligando à rodovia Santos Dumont. Esse percurso tem de cerca de oito quilômetros, de pista dupla com ciclovia e calçadas, além da construção de uma ponte no Rio Jundiaí.

“Nosso município está concluindo o Plano Diretor de Mobilidade Urbana, e esse local foi um dos apontamentos feitos pela população em audiências públicas e pesquisas realizadas pela empresa, além de uma antiga reivindicação dos moradores do bairro Jardim das Nações, especialmente da rua Japão”, explicou o representante do Legislativo saltense.

Segundo Edemilson, o deputado conhece a região e sabe da grande importância da construção de um anel viário no local, que fará o contorno da cidade até a rodovia SP-75, tendo como principal foco a retirada do trânsito pesado nos bairros e no centro da cidade, além do que o anel será indutor de desenvolvimento e da expansão urbana de Salto.

“Conforme a Lei n° 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a qual determina que os municípios façam o desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana, o Executivo está atento e um trabalho está em fase final, de ajustamento de diretrizes e metas, além de definições das prioridades em relação à locomoção diária dos cidadãos”, destacou Edemilson.

No ofício, o vereador solicita uma atuação política e uma parceria com o município para que esse local seja contemplado, tendo em vista que já está em construção uma avenida perimetral, que interligará o Jardim das Nações à região do Santa Cruz, desde a rua Japão até a avenida Hilário Ferrari.

“A avenida terá resistência capaz de suportar o tráfego intenso de caminhões e servirá como parte da alça de acesso à SP-75, sem que os usuários tenham de passar pelo centro da cidade. Fora o trânsito pesado que corta a cidade e os bairros diariamente, assim que essa ligação ficar pronta, sobrecarregará ainda mais a rua Japão, devido à sua ligação direta com a rodovia SP-75”, disse o representante do Legislativo saltense.

Segundo Edemilson, há grandes empresas saltenses que dependem dessas melhorias para deixar de impactar a população com o trânsito pesado, inclusive peso excessivo dos bitrens que circulam pelas principais vias da cidade.

“Cito como exemplo as empresas Eucatex Madeira, Eucatex Tintas, Soccer do Brasil, além de várias transportadoras dessas proximidades. Uma obra desse nível irá melhorar as condições de escoamento da produção e atrair grandes indústrias, além de facilitar o acesso aos demais municípios da região. Enfim, além da grande importância social e econômica, propiciará uma melhoria substancial na qualidade de vida da população, pois há muitos anos os moradores sonham com essa obra”, finalizou o vereador.