camara-promove-reuniao-com-secretario-da-saude

Salto, 18 de dezembro de 2015

A Câmara da Estância Turística de Salto promoveu nesta quinta-feira, dia 17, uma reunião com o secretário municipal da Saúde, Daniel Paulino Evangelista, com o objetivo de explicar e mostrar à população quais as providências que estão sendo tomadas e as ações realizadas pelo município para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O encontro foi realizado no plenário e contou com a participação de populares, imprensa e dos vereadores Willhes Gomes da Silva, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Antônio Cordeiro dos Santos, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Icrenildo Jesus Martins “Lampião” e Edemilson Pereira dos Santos.

Na ocasião, também estiveram presentes - e esclarecendo as dúvidas dos participantes da reunião - os funcionários vinculados à Secretaria da Saúde: Sandra Alves Góes Hadade e Rosângela Carneiro - representando o Departamento de Vigilância Epidemiológica; Leandro Bernardes – representando o Departamento de Zoonoses; Mauro Okumura – chefe de gabinete da Saúde; Darcy Mantovani Júnior e Águeda Brizola Silva – diretores da Secretaria da Saúde.

Segundo afirmou Evangelista, é importante destacar que a secretaria possui um corpo técnico muito bem preparado, que ações são realizadas ao longo de todo o ano e há um plano de contingência que é feito anualmente, contendo o perfil epidemiológico, metas e instrumentos que serão utilizados, previsão de gastos, apontamentos das áreas de riscos e estratégias para diminuir a transmissão, contando com a interação entre as diversas secretarias municipais.

Na reunião, o coordenador da Zoonoses, Leandro Bernardes, destacou que uma das medidas tomada a partir de janeiro vai ser o trabalho de equipes em horários diferenciados, visitando residências aos sábados. Já a enfermeira Sandra Alves Góes Hadade enfatizou que são realizadas diversas ações educativas para sensibilizar e informar a população, com palestras e treinamentos, inclusive em empresas, associações e entidades do município.