Natalino-Artes-Marciais1

Salto, 29 de janeiro de 2016

Representantes das artes marciais de Salto se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 27, com o prefeito Juvenil Cirelli e o secretário de Governo, Paulo Soranz, a pedido do vereador Roberto Natalino Silveira, para da tratar da implantação do Programa “Luta pela Cidadania” em Salto. O programa foi lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério do Esporte e pretende democratizar o acesso às lutas e artes marciais entre a população.

A reunião foi conduzida pela representante das federações de artes marciais, Geisa Guedes, que atua como capacitadora dos profissionais de lutas marciais para inseri-los no projeto, que terá duração de dois anos e contará com vários núcleos de atividades nos municípios que aderirem ao “Luta pela Cidadania”. Cada núcleo oferecerá até quatro modalidades, como judô, karatê, kung fu e taekwondo, entre outras, e terá a partir de 300 alunos, com no mínimo seis anos de idade.

Natalino-Artes-Marciais2

As atividades serão realizadas em espaços públicos e privados, e a contrapartida da prefeitura consiste apenas na disponibilização desses espaços e na indicação de um coordenador geral para o projeto. A aquisição dos materiais esportivos e o pagamento de professores, coordenadores e monitores, bem como sua capacitação, serão realizados por meio de recursos provenientes do Ministério do Esporte.

Também estiveram presentes na reunião os professores Antonio Marcos e Lucimara Maciel, da Academia Taekwondo Salto, o mestre Antonio Sérgio, da Academia Taekwondo Itu, e o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Ronaldo Luiz D’Isep. Para a próxima semana, foi marcada uma nova reunião para tratar do andamento do projeto.