Edemilson-Haras1

Salto, 29 de janeiro de 2016

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou um ofício ao promotor de Justiça da Comarca de Salto, Luiz Fernando Guinsberg Pinto, com cópia para o engenheiro civil e coordenador de Fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), Daniel Manzi. No documento, o vereador trata da solicitação dos moradores do Condomínio Haras São Luiz, especificamente dos moradores das ruas Planetas, Mercúrio e Estrelas, onde o abastecimento está precário há anos em partes destas vias.

“Desde o final do ano de 2015 que a situação piorou ainda mais. Tem semana chega a ficar cinco dias sem água. Neste mês de janeiro, os moradores estão sem água desde o dia 20. A situação de desrespeito é recorrente e a de falta de água causa transtornos, pois quando a água chega é muito fraca, sem pressão e com aspecto de barro. A instabilidade na distribuição de água faz com que o sofrimento das famílias se multiplique, pois, além de não conseguirem fazer os afazeres domésticos e a higiene pessoal, não podem nem receber visitas em suas residências, devido à falta do líquido”, ressaltou Edemilson.

Segundo costa no documento, o SAAE (Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente) é solicitado periodicamente, porém a Administração se compromete a resolver, mas tudo continua igual. “Sempre tem uma desculpa por parte do Executivo. Os moradores estão sem perspectivas de se livrar de vez desse tipo de mazela, pois não há interesse da Autarquia em promover mudanças na rede de distribuição de água, visando aumentar a vazão e minimizar os problemas gerados pela falta de investimentos e pela rede inadequada”, explicou o vereador.

Edemilson-Haras2

Edemilson salienta que os moradores têm o ofício como última esperança: a ajuda da Justiça, para interceder e resolver definitivamente o transtorno, para que seja feito um bom planejamento por parte do Poder Público, eliminada a causa do problema e resolvida de vez a má qualidade no fornecimento de água.

O documento diz ainda que o SAAE tem conhecimento que o nível da pressão está abaixo dos 10 MCA (metros de coluna d’água) estabelecido pela legislação, exigida justamente para que a água chegue até os reservatórios das casas conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

“É obrigação da Autarquia fornecer pressão suficiente para alcançar todo o abastecimento de um bairro. Os locais que demandam intervenção são pontuais, em áreas altas, decorrentes da redução de pressão, força e perda de carga. O objetivo é buscar, através deste órgão, restabelecer o abastecimento, exigindo solução, redimensionando a rede, instalando boosters se necessário, afinal todos pagam pelo serviço, portanto têm todo o direito de exigir um abastecimento regular e com qualidade”, destacou Edemilson.

O vereador finaliza o ofício dizendo que medidas emergenciais têm que ser adotadas, afinal a rede é antiga e está propensa a obstrução, ocasionando esta baixa pressão, sendo necessários os investimentos para que não se atrapalhe o abastecimento de água, que é um bem público. “Qualquer cidadão pode viver sem energia, agora viver sem água é muito complicado, e tudo que está acontecendo hoje é resultado da falta de investimento e planejamento de uma Administração que pouco se importa em sanar a situação, tendo conhecimento do problema há muitos anos”, enfatizou o representante do Legislativo saltense.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.