IMG 5460

Salto, 05 de fevereiro de 2016

O presidente da Câmara de Vereadores de Salto, Willhes Gomes da Silva, participou do evento de Lançamento Oficial do Texto Base da Campanha da Fraternidade 2016, realizado nesta quinta-feira, dia 04, no Anfiteatro da Cúria Diocesana de Jundiaí.

Para este ano, o tema proposto é “Casa comum, nossa responsabilidade”, abordando a questão do saneamento básico e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), refletindo sobre direito à qualidade de vida com saúde plena para todos na perspectiva do saneamento básico.

IMG 5322

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com o Conselho das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), promove em 2016 no período quaresmal a Campanha da Fraternidade Ecumênica, na busca de ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade de toda a sociedade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, no processo de transformação social, a partir de um problema específico.

São oito objetivos específicos da Campanha da Fraternidade, mostrando a preocupação com o saneamento básico no Brasil, como por exemplo: promoção da justiça e do direito ao saneamento básico; estimular o conhecimento da realidade local sobre o assunto; incentivar o consumo responsável da água; apoiar os municípios para que elaborem e excutem seu Plano de Saneamento Básico, entre outros.

IMG 5426

O encontro contou com a palestra do Padre Leandro Megeto, que é coordenador diocesano da Ação Evangelizadora e assessor eclesiástico da Campanha da Fraternidade. E, também foi palestrante o jornalista Rubens Filho, que coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil – especializado em estudos sobre saneamento básico, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais.

De acordo com o presidente da Câmara de Salto, o objetivo é aproveitar a Campanha da Fraternidade para buscar o diálogo com as cidades por onde passa o Rio Tietê.

Na ocasião, estiveram presentes autoridades dos municípios que compõem a Diocese de Jundiaí, tendo recebido de Dom Vicente Costa um exemplar do Texto-Base em sinal de compromisso com os objetivos da CFE 2016.

*Com informações da Diocese de Jundiaí.