Comissão-merenda1

Salto, 24 de março de 2016

Na manhã de quinta-feira, dia 24, uma Comissão de Vereadores criada na Casa de Leis para apurar as alimentações escolares e demais contratos e serviços esteve reunida com o dirigente Regional de Ensino de Itu, Anivaldo Roberto de Andrade, para buscar esclarecimentos sobre o fornecimento da merenda escolar nas unidades estaduais de Salto. O ano letivo já iniciou e ainda não existe o atendimento regularizado aos estudantes.

O presidente da Comissão, Edemilson Pereira dos Santos, esteve acompanhado dos membros João Bispo dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto” e Luzia de Fátima Izidório Vidal. A vereadora Rosana Costa Pinto esteve ausente por motivo de saúde.

Na ocasião, perguntaram ao dirigente Anivaldo, bem como a nutricionista da Diretoria de Ensino, Keila Garcia Souza, além de Marisa Regina da Silva Cardozo, supervisora de Ensino, e Lilian de Souza, diretora Técnico II, acerca da questão que tem gerado cobranças.

Segundo informado, a partir do dia 1º de abril as escolas saltenses receberão a merenda. Outras, como Paula Santos, Benedita de Rezende e Francisco Rigolin já estão fornecendo desde o primeiro dia de aula. Já a escola Paula Santos também passará por reforma na despensa. As demais: Dolores Antunes da Silva, Nazarena Correa, José Benedito Gonçalves, Joseano Costa Pinto, Maria Constança de Miranda Campos, Costela, Maria Tereza Guimarães Ângelo, Otília de Paula Leite, Iracema Pinheiro Franco, Acylino A. Gurgel e Mirinha Tonello terão o serviço a partir desta data.

De acordo com o dirigente, a escola Mirinha Tonello terá intervenção para reforma da cozinha, em vista de não ter tido tempo de iniciar as obras na unidade. Por isso, nesses dias de obras, sem data prevista, poderá voltar a merenda seca novamente. As escolas Cláudio Ribeiro e Leonor já estão em reforma, com previsão de 15 a 20 dias para concluí-las.

Comissão-merenda3

Quanto ao fornecimento da merenda escolar do Tancredo do Amaral, é necessária a intervenção de reformas, porém é um prédio tombado e qualquer intervenção tem que ter a autorização do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arqueológico). Os vereadores apuraram que esta é a unidade onde a cozinha é a mais precária de todas, não tem previsão de reforma e continuará com a merenda seca, por problemas estruturais. A alternativa está sendo estudada para que a merenda seja transportada para esta unidade todos os dias. O objetivo é produzir a merenda na Escola Francisco Rigolin e distribuir para a escola.

Por enquanto, os estudantes das escolas estaduais estão sendo servidos de merenda seca, que inclui bebida láctea, suco integral, bolacha doce, salgada, integral, pão bisnaguinha normal e integral, pão de forma normal e integral, bolinho individual. Ainda é fornecida fruta três vezes por semana.

Anivaldo e equipe explicaram que a merenda nas escolas faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar e existem parcerias junto aos Municípios para que ocorra de maneira satisfatória nas unidades, através de convênios com as prefeituras. Porém, no ano passado o prefeito Juvenil Cirelli procurou o Estado e informou que o valor repassado era inviável e não desejou renovar o convênio para 2016.

“Independente de a reunião ter ocorrido com antecedência, não era possível reformar as cozinhas dando merenda. Nós só poderíamos mexer nas cozinhas assim que terminassem as aulas, que tiveram seu término em 22 de dezembro. A situação mais difícil era reformar a cozinha fornecendo a merenda”, explica Anivaldo.

Para isso, o Governo do Estado teve de licitar os serviços e agilizar as adaptações necessárias para atender as exigências da Vigilância Sanitária e normas da legislação. “Foi necessário comprar fogão industrial, freezer, geladeira e equipamentos diversos”, cita o dirigente.

Salto conta com 12.594 alunos na rede estadual de ensino e, somados os 20 dias de aulas no mês, significa o número de 250.086 mil refeições.

De acordo com o dirigente de Ensino, é difícil encontrar uma empresa com condições de colocar 15 frentes de trabalho ao mesmo tempo, por isso o maior problema dos atrasos das reformas nas unidades. As unidades terão merenda especial para alunos diabéticos, intolerantes à lactose, glúten etc., com serviços de merendeiras, com cardápio padronizado.

A Comissão de Vereadores irá visitar as escolas nos próximos dias e, segundo a direção de Ensino, a fiscalização também é aberta aos pais ou munícipes.