Imprimir

IMG 8639

Salto, 19 de abril de 2016

A Câmara da Estância Turística de Salto realizou nesta segunda-feira, dia 18, a solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, na qual foram homenageados os grupos escoteiros “Taperá” e “XV de Novembro”, ambos da cidade de Salto. Na cerimônia, realizada no plenário da Câmara, foram apresentados os históricos dos grupos, expondo sobre sua fundação, integrantes e os compromissos dos movimentos escoteiros.

Os vereadores entregaram menções honrosas para Alexandre Hirayama, Manuel Pedro Gomes de Ávila e Amauri Benedito Hulmann, os quais sempre participaram do grupo Taperá. Para o grupo XV de Novembro, as menções honrosas foram entregues a Marise Marcom Fontana – representando os pais dos escoteiros; Marilda de Arruda Marcom Quarcioni e Milton Cardoso de Almeida  representando as pessoas que colaboram com as atividades do grupo.

IMG 8643

Na ocasião, os grupos Taperá e XV de Novembro foram homenageados, recebendo a Medalha Amigo de Salto e também menção honrosa pelos trabalhos realizados em nossa cidade. O hino dos escoteiros “Rataplan” e a “Canção da Despedida” foram cantados pelos presentes, e encerrando a cerimônia foi feita a oração escoteira seguida por palmas escoteiras.

Além da presença de integrantes dos grupos escoteiros, também estiveram no evento os vereadores Willhes Gomes da Silva, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Luzia de Fátima Izidório Vidal, José Solano de Oliveira “Zezinho Cabeleireiro”, Edival Pereira Rosa “Preto” e Roberto Natalino Silveira; o secretário de Meio Ambiente, João de Conti Neto; o comissário do 20º distrito escoteiro – Sorocaba, Glauco Rogério Ribeiro Alves; o diretor-presidente do grupo escoteiro Taperá, Sílvio Ferreira Teijeira; e o diretor-presidente do grupo escoteiro XV de Novembro, Hermógenes Casarini Júnior.

IMG 8654

O presidente da Câmara, Willhes Gomes da Silva, aproveitou a oportunidade para apresentar a minuta de Projeto de Lei que trata da instituição no calendário do município da “Semana Comemorativa do Dia Mundial do Escoteiro”, a qual pretende divulgar as atividades e valorizar o escotismo. O projeto é de autoria do presidente da Câmara e do vereador Zezinho Cabeleireiro.

Sobre os grupos escoteiros de Salto

O Grupo Escoteiro “Taperá”, com 23 anos de sua fundação – tendo sido declarado de Utilidade Pública pela Lei nº 2576/2004 –, conta com uma administração composta de 49 membros, sendo 12 adultos e 37 crianças entre escoteiros e lobinhos.

O Grupo Escoteiro “XV de Novembro”, fundado em 2013, possui aproximadamente 25 integrantes – entre lobos, escoteiros e escotistas –, tendo adotado em seu lenço, símbolo de identificação dos grupos escoteiros, as cores do próprio clube que os abriga e apoia, sendo preta a cor predominante e os detalhes em branco.