terreno-baldio1

Salto, 27 de abril de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou, nesta semana, ofícios ao secretário de Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, referentes a problemas envolvendo terrenos baldios abandonados e terrenos incendiados. Num dos documentos, o vereador solicita com urgência a notificação dos proprietários de terrenos baldios abandonados nos bairros Recanto do Guaraú e São Pedro e São Paulo.

“Os vizinhos já não sabem mais a quem recorrer e afirmam que já procuraram a Ouvidoria, porém sem nenhuma resposta nos últimos meses. Portanto, é necessário verificar as irregularidades e o proprietário ser notificado a limpar o terreno. Caso não cumpra, o mesmo tem que ser multado diante da sujeira e irregularidade encontrada. O abandono gera o problema de proliferação de insetos, aracnídeos e de pernilongos. A principal preocupação é destes locais se tornarem possíveis focos de larva do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e do Zika vírus”, ressaltou Edemilson.

terreno-baldio2

“A cidade toda reclama da omissão desta Secretaria de fiscalizar e aponta o abandono dos terrenos, tornando-se focos de dengue, devido à grande quantidade de objetos inservíveis, como móveis e eletrodomésticos que ficam nestas propriedades. Os bairros Santa Marta, Jardim Imperador, Soberano, Marília, Panorama, Nair Maria, Laguna, São Gabriel, Fabri, Icaraí, Celani, entre outros, não aguentam mais a omissão desta Secretaria em fazer cumprir a Lei Municipal referente à limpeza dos terrenos particulares”, enfatizou.

Terrenos incendiados

No outro ofício, o vereador solicita que sejam atuados os responsáveis pela propriedade da antiga Cerâmica Paiva, localizada no Jardim Planalto, pela queimada realizada no final da tarde do último domingo, dia 24. “Esta propriedade continua abandonada e, infelizmente, o Corpo de Bombeiros não pode ir até o local, conforme afirmação dos moradores. A limpeza, por meio de notificação do proprietário, já foi tema de vários ofícios encaminhados por este vereador”, explicou Edemilson.

terreno-incendiado

“Solicito também a fiscalização no bairro Santa Marta, na região onde está sendo feita a retida de pedras, próximo ao Santa Marta III, pois todo final de tarde os quebradores de pedras, quando vão embora, ateiam fogo no mato, e os moradores não suportam mais ter que conviver com a fumaça. Ficamos no aguardo de providências”, disse o vereador.

Substituição de contêiner

Edemilson também solicita que seja feita a substituição de um contêiner que foi incendiado, no início da noite do último sábado, na rua Roque Lazzazera. “Pedimos especial atenção, em caráter de urgência, afinal é o único contêiner de reciclagem da via. Lamentável este ato de vandalismo, pois, além do prejuízo, afeta a coleta, sendo assim necessário repor as lixeiras para o devido atendimento à população”, finalizou.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.

contêiner-queimado