abaixo-assinado

Salto, 28 de abril de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou, nesta semana, um ofício ao prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, solicitando sua intervenção junto ao setor responsável, para que sejam tomadas as devidas providências para a ampliação e adequação da rede de drenagem pluvial nas ruas Marechal Deodoro e Rodrigues Alves, além da manutenção das bocas de lobo, pois as pessoas não aguentam mais o mau cheiro exalado na área central da cidade.

“Nesta semana, a cidadã Iolanda Gomes Barbosa Valente protocolou nesta Casa de Leis um abaixo-assinado, com cerca de 400 assinaturas, onde solicita o apoio para a demanda citada acima. Há mais de 20 anos as pessoas sofrem com alagamentos, empoçamentos, inundações na rua Marechal Deodoro, entre as ruas Rodrigues Alves e Quintino Bocaiúva. Este transtorno é de conhecimento da Administração Pública, portanto o que se cobra neste documento é a elaboração e execução de um Projeto de Drenagem de Águas Pluviais, com o objetivo de evitar as constantes inundações nesta via, durante o período de chuvas”, explicou o vereador.

Edemilson diz, no ofício, que é necessária a implantação de uma rede de drenagem na rua Rodrigues Alves, ligando direto pela avenida dos Trabalhadores até o rio Jundiaí, além da ampliação da boca de lobo em frente a uma igreja evangélica e um lava-rápido na rua Marechal Deodoro. “Somente uma nova obra de drenagem resolverá a situação. Temos visto que as inundações no local são frequentes, atingindo casas, comércios e igreja, além de afetar a qualidade de vida dos moradores da região e daqueles que ali transitam”, destacou.

O vereador disse que a rede de drenagem pluviométrica existente é deficitária, as enchentes que invadem as casas decorrem da topografia em declive acentuado e a água deixa a rua intransitável a cada chuvarada, colocando em risco a vida, a saúde e o patrimônio de diversas famílias.

“Enfim, não podemos permitir que o problema das inundações se repita todos os anos e nada é feito para resolvê-lo. Toda chuva deixa os moradores deste ponto baixo em desespero. Quando o tempo fecha começa a aflição e é desesperador. Nestes últimos 20 anos, centenas de reclamações foram feitas às administrações, porém nenhuma atitude ou providências cabíveis quanto ao devido escoamento das águas de chuvas foram tomadas. Aguardo a manifestação desta Administração, pois se não houver solicitaremos a intervenção do Ministério Público, visto que sugeri em 2013 tais obras em vários pontos de alagamento da cidade para ser inserido na LOA. Porém, a proposta foi rejeitada com a justificativa de que o Plano de Drenagem já estaria no Plano de Governo da gestão!”, enfatizou Edemilson.

Mau cheiro que sai das bocas de lobo

“Os moradores não aguentam mais o mau cheiro que sai das bocas de lobo nas ruas Marechal Deodoro, Prudente de Moraes, Rodrigues Alves, entre outras. Cerca de 400 assinaturas fazem parte deste documento em anexo para tentar resolver o problema. Está difícil conviver com a situação, que já perdura muitos anos. O mau cheiro que invade as residências tira até o apetite na hora da refeição, as pessoas perdem até o fôlego devido a esse cheiro”, ressaltou.

“Portanto, é necessário criar uma Operação Boca de Lobo em toda a cidade, checar o problema e fazer a manutenção necessária, pois a fedentina está tirando o sossego dos que nestas proximidades residem ou transitam, sem falar que coloca em risco a saúde da população, que não aguenta mais procurar o SAAE e a Prefeitura e não ser atendida”, finalizou o vereador.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.