IMG 0520

Salto, 31 de maio de 2016

Nesta segunda-feira, dia 30, o presidente da Câmara de Salto, Willhes Gomes da Silva e os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Vanderlei Élcio Silva “Lobinho”, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” e Agnaldo Ribeiro Soares “Guina” estiveram reunidos com os representantes da empresa CSO Ambiental de Salto - responsável pela PPP (Parceria Público Privada) que cuida da limpeza pública e dos resíduos sólidos da cidade, Luiz Paulo Vargas e Guilherme Alves Cândido, que estavam acompanhados pela advogada da empresa, Renata Do Carmo Volpatto e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, João de Conti Neto.

A reunião ocorreu no plenário da Casa de Leis e foi marcada atendendo ao Requerimento feito pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos, no qual solicitava explicações sobre o Contrato Administrativo nº 188/2014, através do qual a empresa CSO Ambiental presta serviços ao município.

Na ocasião, o engenheiro Luiz Paulo Vargas realizou a apresentação dos principais serviços prestados pela CSO em Salto, como coleta domiciliar e seletiva; fornecimento de contêineres (distribuição e instalação); coleta e formas de destinação dos resíduos; limpeza do Rio Tietê e Jundiaí; varrição manual e pontual; lavagem das vias, entre outros. O trabalho de Informação e Educação Ambiental também foi destacado, além da explanação sobre as novas tecnologias que a empresa está desenvolvendo.

IMG 0509

O vereador Edemilson apontou questões relacionadas à poda de árvores, capinação de canteiros, destinação do óleo vegetal. Além disso, questionou sobre local adequado dos funcionários da CSO fazerem as refeições e quais os investimentos que a empresa pretende fazer na cidade. Segundo o representante da empresa, existem duas bases operacionais, ambas com vestiário e refeitório para utilização dos funcionários. Já sobre os investimentos futuros que constam no contrato, destacou que está prevista a instalação de mais unidades de Ecopontos; expansão do serviço de varrição; usina de tratamento de lixo; gestão da arborização urbana; entre outros.

Para esclarecer a questão contratual, a representante do departamento jurídico da CSO Ambiental, Renata Do Carmo Volpatto, enfatizou que a CSO é uma empresa subsidiária integral da empresa Corpus (vencedora da licitação) e não existe participação de nenhuma empresa no capital da CSO.

Os demais vereadores presentes também fizeram questionamentos aos representantes da empresa e foram todos prontamente respondidos. O presidente da Câmara reforçou que o contrato realizado traz apenas benefícios. “Temos o aumento de serviços, inclusive com aterro de inertes e outros serviços feitos com muita qualidade, pagando a mesma parcela que era paga na administração passada”, disse Willhes.