Edemilson-assoreamento-córrego1

Salto, 16 de junho de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos, nesta semana, oficiou o capitão da Polícia Militar Ambiental de Campinas e região, Pedro Alessander Barbosa, e o secretário de Meio Ambiente de Salto, João de Conti Neto, solicitando atenção com urgência desta Companhia da Polícia Militar Ambiental para fiscalização de um loteamento em obras na cidade de Salto, denominado conjunto de empreendimentos imobiliários Jardim Guarujá e o Residencial Parque Imperial. O novo bairro é vizinho ao bairro Santa Marta, onde está sendo implantada uma avenida perimetral que interligará o Jardim das Nações à região do Santa Cruz, com acesso pela avenida Roque Lazzazera ou final da avenida Japão, acesso ao bairro Laguna.

“O que ocorre é o grave processo de degradação com assoreamento de proporção alarmante em leito. Esta nascente fica dentro da propriedade onde está sendo realizado o loteamento, passando pelo bairro Laguna, fazendo foz com o rio Jundiaí. A preocupação dos moradores vizinhos aumenta a cada dia, devido à quantidade de areia que está comprometendo o fluxo de água em seu leito principal, podendo gerar problemas tanto em nível ambiental quanto destruição significativa da flora”, enfatizou Edemilson.

Edemilson-assoreamento-córrego2

“Esta Casa de Leis solicita o apoio destes órgãos para que, juntos, possamos tomar providências no sentido de minimizar danos ambientais consistentes e consequente assoreamento do córrego, provocado pela instalação de manilha destinada a escoar a água pluvial proveniente de loteamentos. Também é preciso uma fiscalização na questão do assoreamento no leito do córrego Santa Cruz, que nasce nas proximidades do Pesqueiro Sol Nascente, passando pelo Pesqueiro do Tado, descendo para o bairro Nossa Senhora do Monte Serrat, fazendo foz com o rio Jundiaí”, explicou.

“É preciso que sejam adotadas políticas de preservação, minimizar a velocidade do fluxo das águas pluviais, com a retenção e/ou desvio do seu curso para que a areia não cause ainda mais impacto, talvez sendo necessária a construção de barreiras de contenção, além de um plano de preservação e recuperação ambiental das áreas degradadas”, disse o vereador.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.