Imprimir

Edemilson-Equoterapia

Salto, 21 de junho de 2016

O vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou, nesta segunda-feira, dia 20, um ofício ao prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, solicitando que seja feito um estudo para implantar, ainda no segundo semestre de 2016, o serviço de equoterapia no município. “A proposta é fazer um convênio com entidades que dispõem desse serviço, como a APAE ou a Secretaria Municipal de Saúde, para pessoas com deficiência que necessitam e desejam realizar a terapia vinculada à equitação. O objetivo é oferecer o serviço gratuitamente, para a comunidade saltense de jovens e crianças com algum tipo de limitação e que precisam desta assistência”, ressaltou Edemilson.

“Nesta semana, fui procurado pelo avô do garoto Vitor, de 14 anos, que fazia equoterapia na Camaster, devido a um problema de mobilidade há cinco anos. As aulas aconteciam toda quarta-feira e estavam dando um resultado fantástico. Mas, infelizmente, o empresário que o ajudava não pode mais contribuir, pois o valor é alto, em torno de R$ 350,00, e a família não tem condições de custear esse valor e não terá mais condições de continuar o seu tratamento”, disse o vereador.

Edemilson diz, no ofício, que esse método terapêutico é considerado uma das formas mais eficazes para reabilitação de pacientes com problemas motores – distrofias, esclerose múltipla, sequelas de paralisia cerebral, AVC, síndrome de Down, traumas, autismo, déficit de atenção, estresse, síndrome do pânico, esquizofrenia, entre outros. “Enfim, promove, desenvolve e ajuda a reabilitar as pessoas com necessidades especiais, com aumento da capacidade e potencialidade física, psíquica, educativa e social”.

O representante do Legislativo saltense explica que Salto conta com um centro de reabilitação localizado na estrada Elias Fausto, nº 500, no bairro Buru, conhecido como Camaster – único da região devidamente filiado à ANDE-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) –, que  possui diversos profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Equitação, entre outros, que poderia atender a um convênio com a administração pública para oferecer oportunidades a “dezenas de Vitor” que dependem do poder público, destaca Edemilson.

*Com foto e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.