IMG 0563 - Copia-site

Salto, 29 de junho de 2016

Na terça-feira, dia 28, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a solenidade de premiação do XVI Prêmio Câmara do Meio Ambiente, que neste ano teve como tema: “Espírito Olímpico: A união entre Esporte e Meio Ambiente”. Em 2016, as Olimpíadas e Paralimpíadas serão realizadas na cidade do Rio de Janeiro, e o tema escolhido teve como objetivo fazer com que as pessoas relacionassem o Esporte às possibilidades que ele traz para interagir e beneficiar o Meio Ambiente, mostrando que projetos, ações e iniciativas esportivas podem promover a sustentabilidade, contribuindo para o bem de todos. A Comissão Organizadora do prêmio recebeu mais de 550 trabalhos nas categorias desenho, cartaz, fotografia e texto dissertativo/argumentativo.

Os vencedores do Prêmio Câmara de Meio Ambiente 2016

Os premiados na categoria desenho foram:Enzo Vieira Ferrari, do Colégio Prudente de Moraes (1º lugar); José Henrique Jesus Alencar, da E.E. Prof.ª Iracema Pinheiro Franco (2º lugar) e João Pedro Rodrigues da Veiga, da E.E. Prof. José Benedito Gonçalves (3º lugar). Já na categoria cartaz, as vencedoras foram: Andressa Cavalcanti de Lira, do Colégio Prudente de Moraes (1º lugar); Beatriz Eduarda Aparecida Diniz, do SESI (2º lugar) e Fernanda Decanini Fidelis, do Colégio Prudente de Moraes (3º lugar). Na categoria texto dissertativo/argumentativo, as ganhadoras foram: Amanda Aparecida de Oliveira, do SESI (1º lugar); Fernanda Milene Yamamoto da Silva, do Colégio Prudente de Moraes (2º lugar) e Leila Cristina Bastos, E.E. Prof.ª Leonor Fernandes da Silva (3º lugar). Na categoria Fotografia, recebeu Menção Honrosa: Gustavo de Oliveira, da escola E.E. Irmã Maria Nazarena Corrêa. Na ocasião, os vereadores entregaram um certificado e mini-bonsai como premiação aos alunos vencedores.

Homenageado com o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente

Na sessão solene, também foi entregue pelo Legislativo Saltense o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente, que anualmente presta homenagem à empresa, entidade ou pessoa de Salto, que vem se destacando no apoio ou execução de projetos ambientais. Este ano, o escolhido foi a empresa CSO Ambiental, responsável pela PPP (Parceria Público Privada) que cuida da limpeza pública e dos resíduos sólidos da cidade. A empresa busca implantar novas soluções ambientais – como a instalação de Ecopontos e Ilhas Ecológicas. Pode-se destacar ainda que a empresa possui uma parceria com uma indústria de fertilizantes especiais, para a qual são destinadas cerca de 500 mil toneladas por mês de resíduos verdes orgânicos recolhidos em Salto, todo este material deixa de ser destinado ao aterro da cidade, aumentando a sua vida útil.

Além disso, também realiza um trabalho de Educação Ambiental, com a distribuição de material informativo, explicando para a população sobre as formas corretas de destinação dos resíduos.

Além dos vereadores, estiveram presentes no evento pais de alunos, diretores das escolas, e ainda o secretário de Meio Ambiente, João de Conti Neto, o secretário de Cultura, Marcos Pardim, e a diretora de departamento da Secretaria de Saúde, Maria Cecília Stoppa.

Confira os trabalhos vencedores:

Confira um resumo das redações ganhadoras:

A redação feita pela ganhadora do terceiro lugar - Leila Cristina Bastos, da Escola Estadual Professora Leonor Fernandes da Silva - destacou a importância de ações de preservação da natureza para se criar um legado duradouro depois dos Jogos Olímpicos. Para isso, deve haver um equilíbrio entre a atenção dada às Olimpíadas e a­­ atenção dada ao meio ambiente.

A ganhadora do segundo lugar - Fernanda Milene Yamamoto da Silva, do Colégio Prudente de Moraes falou em seu texto sobre as pequenas atitudes a serem tomadas por todos nós para tornar o Brasil um exemplo de sustentabilidade para o mundo e ressaltou também algumas soluções criadas para minimizar os efeitos dos resíduos gerados durante as olimpíadas.

Já a primeira colocada - Amanda Aparecida de Oliveira, do Centro Educacional Sesi 125 - abordou a relação entre o ser humano e a natureza, enfatizando o uso dos recursos naturais para a prática de vários esportes, como remo, vela, natação... A redação também falou sobre um estudo feito por uma pesquisadora brasileira, para uma universidade escocesa, comprovando que a poluição afeta o desempenho dos atletas.