entulho-irregular

Salto, 13 de outubro de 2016

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou ofício ao prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, solicitando que este intervenha junto às secretarias de Obras e de Meio Ambiente, para que providências sejam tomadas com urgência para que o entulho jogado pela empresa responsável pelo asfalto no bairro Nações sejam destinados para o aterro de inertes no bairro Guaraú, em vez de continuar sendo jogado nas áreas verdes e de preservação permanente nas proximidades do rio Jundiaí, entre as ruas Japão e Marechal Deodoro.

“Esse mau exemplo do poder público está transformando o local em lixão novamente, pois tem diversos descartes de entulhos nas proximidades. Se o poder público não faz a lição de casa, como cobrar da população para depositar os entulhos a alguns metros, no Ecoponto? Quem produz o entulho é o responsável direto por sua correta destinação. Sendo assim, solicito a notificação e que a empresa seja responsabilizada por quaisquer danos causados. Os entulhos jogados em áreas públicas geram sérios problemas ambientais”, destacou o vereador.

Edemilson também diz, no ofício, que essa prática irregular acaba provocando problemas mais graves à comunidade. “Ao invés de as secretarias trabalharem para conscientizar para uma cidade mais limpa, colaboram com o crime e com a irresponsabilidade na degradação do meio ambiente. As normas lógicas da legislação vigente não são válidas para a Prefeitura? Só para o cidadão? Se nenhuma atitude for tomada com urgência, esse local se transformará novamente em um espaço de descarte dos resíduos sólidos da construção civil, restos de poda e móveis e eletrodomésticos velhos, como era antes”, enfatizou.

Limite de velocidade

Em outro ofício, também direcionado ao chefe do Executivo saltense, o vereador Edemilson pede a intervenção do prefeito junto ao Departamento de Trânsito, para que faça uma avaliação para implantar limitação de velocidade nas proximidades do Conservatório Municipal. “Após o desligamento do semáforo da ponte, os carros vêm com uma velocidade alta e não respeitam a faixa de pedestres. Considerando que é uma escola, que tem crianças e idosos vizinhos, que possui um ponto de ônibus próximo, ou seja, há um fluxo grande de pessoas ali, é necessária uma medida urgente de prevenção de acidentes. Esse setor não pode esperar para tomar uma atitude depois que acontecer uma tragédia”, explicou Edemilson.

O vereador solicitou ainda ao prefeito Juvenil Cirelli atenção para a rua Marechal Rondon,  no bairro Parque Rondon, entre as vias João Galvão de Barros França e Rególio Selestiani. “O ponto de maior perigo no bairro é o cruzamento da Hilário Ferrari, sentido Octávio da Rós. Tanto para quem sai do bairro ou para quem chega, a situação é de perigo. Esta semana aconteceu mais um acidente nesta via por falta de redutor. Os veículos chegam a descer a uma velocidade de 80 km/h, enquanto a via deveria ser de no máximo 30km/h, pois tem diversos comércios, como a Casa de Carnes Martins, Academia Espaço Fitness, Sorveteria Bella e outros comércios”, ressaltou.

O representante do Legislativo saltense volta a solicitar, no documento encaminhado à Prefeitura, a criação de bolsões na área verde, em toda a extensão do quarteirão até a João Galvão de Barros França, além do quarteirão entre as ruas Octávio da Rós e Rególio Selestiani, para melhorar o trânsito no local.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.