Salto, 19 de janeiro de 2017

Os vereadores de Salto receberam nesta quarta-feira, dia 18, o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, que esteve acompanhado pela secretária de Finanças, Janaína Bassetti, o secretário de Governo, Mário Gilmar Mazetto, o secretário da Educação, José Carlos Grigoletto e o secretário de Negócios Jurídicos, Tiago Rodrigues Renzo. A reunião aconteceu no plenário da Câmara e foi solicitada pela Prefeitura para que fossem prestados esclarecimentos sobre a atual situação financeira do município.

reunião na Câmara - finanças municipais - 18-01-2017 2

Na apresentação feita pela secretária de Finanças, foram mostrados dados dos gastos do ano passado englobando todas as secretarias, e também os valores orçados para 2017. Em resumo, diante dos números levantados a Prefeitura de Salto possui um déficit parcial de R$29.710.495,00. De acordo com Janaína, a cidade precisa de melhorias e a demanda é grande, mas serão necessários cortes nos serviços para diminuir gastos e ter recursos para desenvolver os avanços propostos no novo plano de governo, contudo pretende-se evitar cortes nas secretarias de Educação e Saúde. A secretária também salientou que existem despesas que não foram devidamente contabilizadas no ano de 2016. Essas despesas referem-se a notas que estavam emitidas e paradas nas secretarias. “As notas fiscais não contabilizadas são objetos de processos administrativos e estamos buscando as devidas regularizações”.

reunião na Câmara - finanças municipais - 18-01-2017 4

Recursos - Os vereadores aproveitaram a ocasião para fazer questionamentos sobre os recursos do SAAE e das verbas parlamentares, sendo explicado pela secretária que a prefeitura não pode ter disponibilidade dos recursos da autarquia e o que vier pelas emendas parlamentares são destinados para serviços específicos.

Saúde - Diante da situação, os vereadores também apontaram a necessidade de se verificar todos os contratos da prefeitura, e mostraram preocupação com a área da Saúde. O prefeito destacou que é preciso encontrar saídas criativas, já tendo sido iniciada as tratativas para criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde. “Estamos verificando medidas para economizar, mas sem reduzir a qualidade dos serviços prestados”, afirmou Geraldo Garcia.

reunião na Câmara - finanças municipais - 18-01-2017 5

Material Escolar - Entre os assuntos abordados na reunião foram feitas perguntas sobre o Cartão Material Escolar, que sofreu apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, e por conta de irregularidades a prefeitura deverá realizar uma licitação para fornecer os kits escolares. Segundo o representante do escritório contratado pela prefeitura e especializado em Direito Público, Eduardo Queiroz, é preciso corrigir o que estiver inadequado. “A Secretaria de Negócios Jurídicos está tentando adequar e fazer um edital para que seja feita uma licitação legal e possível dentro do que pede a lei, e trabalhando para que nenhum aluno fique sem material”.

Para finalizar, os vereadores se colocaram à disposição para auxiliar o Poder Executivo e buscar soluções para os problemas apresentados. “Desejo transparência e é um momento para fazermos esforço e deixar as diferenças de lado. Vamos achar saídas”, ressaltou o prefeito de Salto.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião.