reuniao-camara-itu-15-03-2017 1

Salto, 16 de março de 2017

Os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim – integrantes da Comissão de Representação da Câmara de Salto que trata de assuntos relacionados à Proteção Animal do município –, acompanhados do vereador José Benedito de Carvalho “Macaia” e Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” reuniram-se com o presidente da Câmara de Itu, José Galvão Moreira Filho e o vereador de Itu, Reginaldo Carlota, na tarde desta quarta-feira, dia 15.

O encontro aconteceu na Casa de Leis de Itu, e foi marcado para que a Comissão pudesse propor um trabalho conjunto entre os municípios, com relação principalmente a ações de proteção animal a serem feitas durante a Romaria Salto – Pirapora, que acontece há mais de 60 anos, percorrendo cidades da região, incluindo trecho próximo a Gruta, limite entre as cidades de Itu e Cabreúva.

reuniao-camara-itu-15-03-2017 2

Segundo os vereadores, o objetivo é que os Poderes Executivos e Legislativos, principalmente de Salto, Itu e Cabreúva, tomem medidas para coibir o barulho excessivo dos carros de som que acompanham a Romaria, evitar maus tratos aos animais, bem como somar forças entre as Guardas Municipais das cidades, garantindo a segurança dos participantes. Os vereadores ainda destacaram a importância da instalação de placas de sinalização para coibir que sejam feitas infrações ambientais e de trânsito. “Esperamos ter esta parceria com Itu, tendo em vista que nesta cidade foi aprovado recentemente o Projeto de Lei nº 21/2017, que regulamenta e restringe a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora, mostrando a preocupação com o bem-estar dos animais”, ressaltou o vereador Márcio.

“Na próxima reunião com a Associação dos Romeiros de Salto, seria importante a participação do presidente da Câmara de Itu para compreender melhor as ações que podem ser feitas para que as pessoas de acordo com a legislação ambiental respeitem o evento. Em Salto, acreditamos que não teremos tantos problemas, pois já estamos acompanhando os passeios que antecedem a Romaria e percebemos a conscientização dos participantes e colaboração da GCM, que é bastante atuante. Vamos buscar a integração entre as cidades para que tudo ocorra da melhor maneira”, disse o presidente da Comissão de Representação, vereador Edemilson.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Itu aproveitou a oportunidade para salientar que está fazendo um trabalho para envolver os vereadores da região, já tendo visitado algumas Câmaras e iniciou tratativas para que sejam realizados Fóruns Permanentes para abordar assuntos de relevância e interesse da sociedade.

reuniao-camara-itu-15-03-2017 3

Livros – Antes do início da reunião,o vereador Reginaldo Carlota recebeu os vereadores de Salto em seu gabinete, tendo os presenteado com livros de sua autoria.

reuniao-camara-itu-15-03-2017 4

Estrutura – Os vereadores também foram convidados a conhecer as instalações da Câmara de Itu; verificando ainda a acessibilidade do prédio, que possui elevador com acesso ao piso superior onde fica o plenário da Casa de Leis.