conselho-municipal-educacao-site 1

Salto, 1º de junho de 2017

Em reunião extraordinária, na noite desta quarta-feira, dia 31, na Sala Paulo Freire, foi realizada pelo Conselho Municipal de Educação de Salto a primeira reunião para debater ações e propostas para combate às drogas e segurança nas Escolas, com a participação de diretores, supervisores de ensinos, professores, vereadores, secretários e comando da GCM e PM - evento sugerido pelos vereadores Edemilson Pereira dos Santos e Cícero Granjeiro Landim.

O presidente do Conselho, Rodrigo Lucas de Oliveira, expôs a importância da gestão democrática, com a participação da sociedade civil e organizada, além dos órgãos públicos para minimizar os problemas nas escolas.

O comandante da Polícia Militar de Salto, capitão Rubens Gomes de Oliveira, tratou de suas atribuições constitucionais e o trabalho desenvolvido pela PM na cidade e Escolas, que direta ou indiretamente influenciam no cotidiano das pessoas, com o policiamento ostensivo e preservação da ordem pública e debateu os apontamentos dos diretores.

Márcio Paludetto, diretor da Guarda Civil Municipal, citou o trabalho da Corporação, com atendimento à comunidade, apoio ao policiamento civil e militar, proteção do patrimônio público e as parcerias em ações sociais preventivas.

O secretário de Governo, Gilmar Mazetto, falou de vários projetos para o combate às drogas que serão apresentados em julho. O primeiro a ser citado, foi o resgate do Projeto Anjos da Vida, trabalhando na educação e prevenção, nas Escolas estaduais e municipais. A GCM também voltará com Grupo de Operações com os Cães em parceria com o Denarc e os cães irão para escolas no período diurno e noturno, tanto municipal e estadual. Acrescentou que está sendo elaborado outro projeto para monitoramento nas Escolas municipais e creches, com 240 câmeras e serão monitoradas em Central na GCM, na sede da entrada da cidade, próximo ao hospital. Segundo o secretário o objetivo é que a uma empresa forneça as câmeras e o poder público faça o monitoramento. Também mencionou a instalação de câmeras nas entradas e saídas da cidade em 2018. Será implantado em breve um sistema de monitoramento das viaturas.

Outro projeto é para cuidar das famílias que têm pessoas envolvidas com drogas, em parceria com a Secretaria de Educação. O primeiro espaço destinado a esse projeto será no bairro Santa Cruz. O secretário de Educação, José Grigoletto, acrescentou que o Denarc fez um Programa de capacitação das diretoras das Escolas e coordenadoras. Salto será pioneiro neste projeto preventivamente no combate às drogas. Acrescentou do vandalismo nas Escolas Municipais, que na maioria são ex-alunos. 

conselho-municipal-educacao-site 2

A diretora da Escola Maria Teresa Guimarães Ângelo, no bairro Jardim Marília, falou do projeto desenvolvido na unidade escolar em parceria com a comunidade, onde foi formado um Grupo de Mães na saída da Escola e sugeriu a possibilidade da implantação deste projeto em todas as Escolas para que seja um apoio aos alunos e direção.

As supervisoras de Ensino da Diretoria Regional de Ensino sugeriram uma Ação Integrada em parceria com todos os órgãos, CRAS, Conselho Tutelar, CREAS, GCM, PM, Executivo, Legislativo e Judiciário, para evitar os enfrentamentos dos alunos junto às direções de escolas e ações concretas para a segurança nas Escolas.

Helena Vetorazzo, falou em nome do Conselho de Segurança (Conseg) e se mostrou satisfeita, pois pelas apresentações feitas na reunião pelo secretário de Governo e Educação, Diretoria Regional de Ensino e Policia Militar e os novos projetos da GCM, começa a surgir uma Rede Municipal de Prevenção e Combate às Drogas e Violência. Ainda sugeriu a participação da Secretaria de Saúde e a da Ação Social, junto com o Conselho Tutelar. Acrescentou da necessidade desta união para a prevenção, tendo em vista que tem alunos dentro das salas de aulas que são usuários, tanto nas redes públicas e privadas. Acrescentou que no dia 30 de junho será realizado o I Seminário de Segurança Pública em Salto, com mesa redonda e participação de especialista do Governo do Estado e Universidades.

O vereador Márcio Conrado comentou o apoio da Casa de Leis e reforçou a união para obter resultados positivos nas ações, acrescentou do projeto de palestras que está sendo finalizado para Escolas Estaduais e Municipais onde levará informações aos estudantes do Poder Legislativo municipal e suas atribuições, a função legislativa e a função fiscalizadora.

Já o vereador Edemilson Pereira dos Santos, acrescentou a importância do evento e a proposta de trabalho e proposta da criação de uma Ação Integrada entre os poderes. Agradeceu o Conselho por ter acatado a sugestão para a realização de reunião e acrescentou o apoio de Legislativo, com a presença dos vereadores Márcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” e Vinícius Saudino de Moraes.

O evento foi finalizado pelo presidente Rodrigo e em reunião extraordinária o Conselho se reunirá nos próximos dias para desenvolver um plano de ação conjunta.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.