vereadores-rio-Tiete-1

Salto, 1º de junho de 2017

Na sessão legislativa do dia 30 de maio, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e Márcio Conrado confirmaram o interesse na criação da Frente Parlamentar em Prol do Rio Tietê, que continua recebendo toneladas de esgotos domésticos e industriais sem tratamento e efluentes tratados, além de muito lixo e carga de poluição produzida na Região Metropolitana de São Paulo.

“O objetivo é somar forças entre os municípios (poderes Executivo e Legislativo) para colocar em prática ações em favor desta causa ambiental, e somente com uma união entre o Governo do Estado e as prefeituras conseguiremos minimizar o problema da degradação por conta da poluição industrial e do esgoto doméstico”, destacam os vereadores.

vereadores-rio-Tiete-2

No último dia 27, devido à situação crítica do rio Tietê, coberto de garrafas pets, plásticos, isopor, bolas, sacos plásticos, vidros e até capacetes, entre outros materiais flutuantes, os vereadores solicitaram a intervenção da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a devida fiscalização e percorreram  as margens do Rio Tietê para as cidades de Itu e Cabreúva até a Barragem de Rasgão, próxima à cidade de Pirapora do Bom Jesus.

Nos próximos dias, contam eles, estarão oficiando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o prefeito João Doria; a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.), empresa estatal brasileira vinculada ao Governo do Estado de São Paulo; a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), controlada pelo governo estadual; e o Ministério Público, para que assumam, de fato, suas responsabilidades para com o rio Tietê.

vereadores-rio-Tiete-3

Na manhã de terça-feira, dia 30, os vereadores Edemilson e Cícero percorreram as margens do rio Tietê, na Ilha da Avenida em frente à empresa Fedrigoni, e acompanharam o trabalho de limpeza das secretarias de Obras e de Meio Ambiente. “Essa limpeza dos detritos é quase que em vão, mas é preciso deixar nossos pontos turísticos limpos”, declaram.

O objetivo é fazer com que a Barragem Edgard de Souza, em Santana de Parnaíba, e a Barragem de Rasgão, no município de Pirapora do Bom Jesus, através da EMAE – concessionária de geração de energia elétrica –, façam a retirada desses materiais desde Pirapora, Rasgão e Porto Góes, em Salto, e seja dada a devida destinação.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.

vereadores-rio-Tiete-4