001

Salto, 22 de junho de 2017

 

A Câmara da Estância Turística de Salto realizou, quarta-feira, dia 21, a Sessão Solene do XVII Prêmio Câmara do Meio Ambiente, cujo tema foi “Energias Alternativas: Inovar para garantir um mundo melhor”. Esta edição teve como objetivo estimular os participantes a pensarem sobre as novas fontes energéticas, com sua produção feita sem prejudicar as futuras gerações; compreendendo melhor a importância das tecnologias e avanços que surgem constantemente para diminuir os impactos causados ao meio ambiente pelo uso das formas de energia mais tradicionais.

 

Neste ano, foram recebidos 625 trabalhos - englobando as categorias desenho, cartaz e texto dissertativo/argumentativo, com participação de alunos do Ensino Fundamental ao Médio das escolas públicas e particulares de Salto. Na ocasião, os vereadores entregaram um certificado e mini-bonsai como premiação aos alunos vencedores

 

Vencedores do Prêmio Câmara de Meio Ambiente 2017

Os vencedores na categoria desenho foram:Rodrigo Rodriguês da Motta (3º lugar); Isabela Cristina dos Reis (2º lugar); Júlia Oliveira da Cruz (1º lugar).

 

01-1

 

02

 

03

Já na categoria cartaz, os vencedores foram: Matheus Martins de Oliveira (3º lugar); Júlia S. Casali Oliveira (2º lugar); Iasmin Fabiane Rodrigues de Oliveira (1º lugar).

04

 05

  06

Na categoria texto dissertativo/argumentativo, os vencedores foram: Júlia Ciampi Padovani (3º lugar); Ana Carolina Paludeto (2º lugar); Leonardo de Sousa Rodrigues (1º lugar). 

07

 

 08

 

09

 

Homenageado com o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente

 

Na solenidade, também foi entregue pelo Legislativo Saltense o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente, que anualmente presta homenagem à empresa, entidade ou pessoa de Salto, que vem se destacando no apoio ou execução de projetos ambientais. Este ano, o escolhido foi a empresa Ecomax Ambiental, que engloba as empresas Ecomax Engenharia e a Ecomais Soluções Ambientais – e que foi representada, na sessão solene, pelo engenheiro Marcelo Caricol Iaralham.

10

A Ecomax Ambiental está no mercado há mais de 15 anos e atua nos ramos da engenharia e geologia, voltado para gestão ambiental, oferecendo serviços - sejam projetos, obras, monitoramentos ambientais, gerenciamento de áreas contaminadas, entre outros - focados na preservação ou recuperação do meio ambiente. Ao longo de sua história, a empresa manteve-se sempre fiel ao propósito de oferecer serviços que tenham em seu escopo a vertente ambiental, sendo centenas de contratos firmados com empresas públicas e privadas dos mais variados seguimentos da economia.

Para recepcionar os convidados, antes do início oficial da solenidade, foi realizada uma apresentação musical com dueto de violonistas formado pela professora Célia Trettel e seu ex-aluno Leonardo Leite, ambos do Conservatório Musical “Maestro Henrique Castellari”.

11

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, e ainda contou com a presença dos vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão”, Márcio Conrado, Otávio José Castanha Miralhes, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Edemilson Pereira dos Santos, Álvaro Pacheco, Cicero Granjeiro Landim e Clodoaldo Martins de Oliveira. Também estiveram no evento pais de alunos, professores e diretores das escolas, e ainda o prefeito de Salto, Geraldo Garcia. 

 

Rio Tietê - Para aproveitar o contexto relacionado ao meio ambiente, durante a sessão solene, foi exibido um vídeo tratando da triste realidade do Rio Tietê. A autoria é do vereador, ativista ambiental, empresário, repórter e fotógrafo Edemilson Pereira dos Santos.

 

Quem sou eu?

Já fui considerado um dos rios mais importantes do estado de São Paulo, por cortar todo o interior paulista, passar por mais de 60 municípios e percorrer cerca de 1.100 km de extensão.

Fui sim um dos mais importantes da história, sendo usado pelos bandeirantes e colonizadores, para o crescimento do Brasil.

Meu coração pulsa água pura, cristalina e de elevada qualidade, mas no decorrer de minha viagem estou sendo enfraquecido diariamente com a violência e inoperância do Estado.

Tenho forças e continuarei lutando, porém estou sofrendo e tenho medo, daí fico agoniado com a destruição, descaso e poluição.

Os impactos atuais estão visíveis e a tristeza, assim como o descaso do poder político. Há solidão no meu caminho, porém, tem a beleza do sol, das flores, dos animais que me fortalecem.

Estou cansado de ficar gritando ao vento angústias e dor.

Choro todos os dias, afinal é parte necessária da vida e alivia a minha alma do sofrimento.

Mas, não estou aqui para mostrar fraqueza e derrota!

Não quero mais ver desolação, compaixão, consolação, choro.

Quero ajuda. Chega de mentir, fingir que é impossível. Eu faço minha parte e vocês as suas para combatermos com muita força as atitudes que me prejudicam.

Preciso que façam uma revolução no meio ambiente para barrar o descaso e marcar um novo começo nas práticas da sustentabilidade empresarial e as comunidades do entorno. Chega de tanto esgoto doméstico e industrial, além de lixos flutuantes.

Olhem o meu corpo como um todo, desde minha nascente até a foz.

Não tenha dúvida, entre o incerto e o duvidoso é preciso ações de prevenção, recuperação dos danos ambientais já causados.

Aguardo respostas rápidas e urgentes para a diminuição dos danos provocados pela sua falta de responsabilidade.

Que a partir de agora, quando chegar na sua casa, trabalho ou lazer, pense um pouco mais em mim e não somente no benefício que o capitalismo te proporciona.

Então a palavra é comprometimento com a sustentabilidade e com você mesmo e não apenas com o seu lucro e o poder.

Que a minha dor se torne a sua, pois me rasgo, engasgo, engulo, reflito e choro de tristeza todos os dias por não respeitarem a legislação ambiental existente e por ficarem de braços cruzados ao ver a nossa natureza agredida, doente e morta.

 

Estância Turística de Salto,

Assinado: Rio Tietê

 

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do XVII Prêmio Câmara de Meio Ambiente.