site-reuniao-xandao

Salto, 14 de agosto de 2017

Depois de ter se reunido com representantes do Poder Público, em julho, o vereador Alexandre Martins “Xandão” se encontrou, na quinta-feira, dia 10, na Câmara de Salto, com representantes de entidades que desenvolvem trabalhos visando ajudar pessoas em situação de rua; sendo eles o fundador da Casa Madre Teresa de Calcutá, Bruno Diogo Zanetti, o integrante do G10 Cidadania, Wagner Navarro Soares e o diretor do Centro Terapêutico Boa Vista, Luis Guilherme Maurino, auxiliados pela estagiária de Direito do Legislativo Saltense, Priscila Cecilio da Costa.

Segundo foi destacado pelo vereador, a reunião foi marcada para que houvesse oportunidade das entidades fazerem um primeiro contato entre elas, apontando os problemas e dificuldades enfrentados em seu cotidiano, bem como apresentarem sugestões e propostas para melhorar o atendimento aos mais necessitados, principalmente com relação às pessoas em situação de rua e dependentes químicos. “A maior integração e a organização entre todos é fundamental para que consigamos realizar ações conjuntas. Além disso, planejar formas de ajuda mútua acaba sendo uma maneira de fomentar a união em prol das pessoas que mais precisam”, salientou Xandão.

Na reunião, Bruno explicou que a casa pela qual é responsável vai completar um ano em setembro, cuidando de cerca de nove ex-moradores de rua, e que todo o atendimento é gratuito. Já Luis Guilherme ressaltou que o centro terapêutico é particular, mas que faz a cobrança de valores nas mensalidades bastante diferenciada do que se encontra em outros estabelecimentos que têm a mesma atividade; e conta com equipe formada por profissionais especializados. O vereador Xandão aproveitou para dizer que esteve nos dois locais e que percebeu que há muita organização, limpeza e preocupação em cuidar bem das pessoas.

A busca por verbas públicas para auxiliarem na manutenção das entidades foi outro ponto bastante discutido na reunião. Os participantes conversaram também sobre a possibilidade de conseguir recursos por meio de ações na Justiça, inclusive com intuito de obter medicamentos de alto custo. A parceria com faculdades foi apontada como uma boa alternativa para que os ex-moradores de rua e dependentes químicos possam ter um melhor acompanhamento, por meio de estudantes de psicologia, gastronomia, educação física, entre outros. E, ainda oferecer assessoria jurídica, porque muitas pessoas nesta situação precisam acertar a documentação, inclusive em alguns casos de aposentadoria.

O vereador Xandão se comprometeu a estudar sobre o assunto, verificar outros municípios que tenham programas que sirvam de exemplo na gestão relacionada à assistência social, para propor projetos e ações para serem implantadas em Salto. “Pretendo marcar uma próxima reunião com representantes das Secretarias de Ação Social e Cidadania e da Saúde, e apresentar informações mais detalhadas e embasadas, e paralelo a isto já ir buscando o contato com deputados estaduais e federais para captar recursos que possam ser direcionados à finalidade de ajudar as pessoas em situação de rua e dependentes químicos de nossa cidade”, disse Xandão.