Sessão solene - entrega de títulos 2

Salto, 14 de dezembro de 2017

A Câmara da Estância Turística de Salto, na noite desta quarta-feira, dia 13, realizou a solenidade para entrega de Títulos de Cidadão Saltense. Neste ano, receberam o título de cidadania: Kelly Fernanda Bim Mazzi, indicado pelo vereador Márcio Conrado; Patrícia Guedes de Melo Ferreira, tendo sido indicada pelo vereador Vinícius Saudino de Moraes e Cláudio do Nascimento (in memoriam), que foi indicado pelo vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”.

O evento foi realizado no plenário da Câmara e contou com a presença dos homenageados e seus convidados, além de autoridades como o vereador de Itupeva, Osvando Ferreira dos Santos; o ex-deputado estadual Hamilton Pereira; Pâmela Santos, representando a Secretaria da Ação Social e Cidadania; Sandro Rogério de Souza, coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política e Lupércio Ferraz, representando o mandato do deputado estadual Marcos Martins. Logo no início da solenidade, o público presente foi agraciado por uma apresentação musical feita pelo professor Marlos Mateus, do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”.

Na sessão solene, o radialista Gasparini Filho usou a tribuna para prestar homenagem ao colega “Claudinho”, com quem desenvolveu uma forte parceria e trabalhou junto na rádio FM 90 por quase 30 anos. Em seguida, a senhora Maria José Balbina Ferreira Nascimento recebeu a placa de título de cidadania em nome do seu esposo “Claudinho”, falecido no final de outubro.

Participaram da cerimônia os vereadores Luiz Carlos Batista “Luizão”, Vinícius Saudino de Moraes, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão”, Márcio Conrado, Otávio José Castanha Miralhes, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Edemilson Pereira dos Santos, Álvaro Pacheco, Cícero Granjeiro Landim, Clodoaldo Martins de Oliveira e Roberto Natalino Silveira.

Sessão solene - entrega de títulos 3

Sobre os Homenageados – Kelly Fernanda Bim Mazzi, em 2010, iniciou o judô apenas como uma atividade física e em 2012 se tornou Campeã Brasileira de Judô em competição na qual era a única deficiente visual. No ano de 2013, participou pela primeira vez no judô adaptado na paraolimpíada de clubes da cidade de Campinas, sendo campeã. Possui muitos títulos, já tendo sido vice-campeã do Torneio Jurumirim categoria pesado e absoluto; vice-campeã paulista na etapa da capital; e campeã no Open de Judô em Salto. Em 2014, iniciou fortemente sua participação nas competições paraolímpicas sem deixar o judô regular, competindo pela primeira vez internacionalmente no Grand Prix Internacional Infraero de Judô para Cegos, estando no pódio em todas as competições. Em 2015, se tornou reconhecida pela Federação Paulista de Judô como atleta destaque; e foi campeã da Copa São Paulo 2015. Em 2016, foi campeã em diversas competições, tendo sido convocada para a Seleção Brasileira de Judô Paraolímpico. No presente ano, foi campeã no Grand Prix Internacional de Judô para Cegos e conquistou medalha de bronze no Pan-americano. A maioria dessas conquistas foi obtida representando o município da Estância Turística de Salto, cidade na qual Kelly mora na companhia de seus pais.

Patrícia Guedes de Melo Ferreira exerce desde a sua infância um papel de auxílio em diversas instituições, tendo inclusive trabalhado como voluntária em asilos e orfanatos. Formou-se em Administração de Empresas e atualmente é pastora presidente da Comunidade Evangélica Plenitude, realizando importantes trabalhos sociais em benefício das comunidades carentes. Um dos grandes projetos que recebe sua cobertura espiritual e ministerial é o “Centro Terapêutico Nova Vida” para tratamento de dependentes químicos. É responsável pelo desenvolvimento de outros projetos, como o “Projeto Dorcas”, que visa auxiliar as famílias com dificuldades domiciliares; o projeto “Assistência Social” que é um trabalho realizado por uma equipe formada pela pastora, que visa à arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal para sustentar mensalmente famílias carentes em bairros mais necessitados, e que nos finais de ano realizam o Natal Solidário, levando brinquedos, roupas e profissionais no ramo da beleza, estética e saúde, bem como a palavra de Deus; além de liderar projeto com visita em lares que visa o fortalecimento de mães, auxiliando-as na luta pela melhoria e respeito no convívio familiar; entre outros projetos. Pretende continuar se aprofundando nos projetos sociais que envolvam lares desestruturados, trazendo auxílio em todos os aspectos que estiverem em seu alcance.

Cláudio do Nascimento “Claudinho” (in memoriam) foi radialista, jornalista e assessor parlamentar. Trabalhou por mais de 30 anos na Rádio - FM 90. Também trabalhou na Rádio 89 FM, a Rádio Rock de Sorocaba, e foi narrador e repórter de futebol da Rádio Nova Itu FM, Rádio Vale e Rádio Amiga, atuou em jornal impresso e como assessor parlamentar. Ainda possuía formação para atuação social, pastoral e política pelo Centro Catequético Diocesano – núcleo de Fé e Política; Cefep (Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara) e na PUC Rio. Dedicava seu tempo livre ao voluntariado. Foi membro fundador da Casa da Criança de Salto; fundador e coordenador da Pastoral Fé e Política de Salto; coordenador do grupo de pastorais sociais e também foi catequista na Paróquia Nossa Senhora Aparecida; missionário nas Santas Missões Populares e acompanhava um grupo da PJ (Pastoral da Juventude) na comunidade São Cristóvão, entre outras atividades. O dom do voluntariado foi herdado do exemplo de sua mãe, no enfrentamento à ditadura militar e de seu pai, que o ensinou que diálogo e respeito são o caminho para a política.

Confira na íntegra o vídeo da Solenidade de Entrega de Títulos.