Garotinho-CAEL-1-site

Salto, 28 de dezembro de 2017

O vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” recebeu em gabinete na Câmara de Salto, na última quinta-feira, dia 21 de dezembro, o fundador e diretor do CAEL (Centro de Artes, Educação e Lazer), Renato Bispo, cuja escola se tornou a primeira na cidade, no fim de 2016, a ser reconhecida nacionalmente pelo Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão) de São Paulo, nas áreas de teatro e circo. A certificação fez com que os jovens alunos fossem contemplados com um registro que possibilita a eles realizar trabalhos externos até alcançarem o DRT – registro que regulamenta a profissão de artistas e técnicos, necessário para que possam ser contratados para trabalhar em TV, cinema, teatro ou publicidade.

O ator, diretor, dublador e produtor cultural Renato Bispo fez surgir em 2011 a Escola de Teatro e TV Studio Cultural Renato Bispo, com a realização de um trabalho sério na preparação e capacitação dos alunos. Devido à necessidade de crescimento tanto físico como, principalmente, para inserir o curso de artes circenses, ele e sua esposa Solange Ferreira, em conjunto com a equipe, inauguraram um novo espaço em novembro de 2015, surgindo assim o CAEL, com quase 30 anos de experiência no estudo teatral (que completará em 2018), ampliando seus cursos para teatro, TV, cinema, canto, dança e circo. O CAEL, por meio do projeto Palco Iluminado, leva seus cursos e apresentações aos colégios de Salto.

Existe, por parte do diretor da escola, a intenção de instalar no município uma unidade do Instituto Xaropinho, que tem como objetivo oferecer ajuda às entidades que cuidam de crianças, idosos e dependentes químicos. Fundado por Eduardo Mascarenhas, criador, interprete e manipulador do boneco Xaropinho, do Programa do Ratinho, do SBT, o Instituto tem como objetivo oferecer ajuda às entidades que cuidam de crianças, idosos e dependentes químicos, ajudando-as a encontrar uma solução, seja financeira, em materiais e suprimentos ou até mesmo tecnologia. O projeto visa ainda a atender crianças de escolas públicas da cidade, proporcionando a elas atividades saudáveis no horário em que estão fora da escola.

Garotinho-CAEL-3-site

Renato firmou uma grande parceria com a agência Trade Models, que vem gerando bons frutos e dando oportunidades para mais de 80% de seus alunos realizarem participações em grandes novelas em uma das maiores emissoras do país. “Nossa nova conquista é a participação de quatro alunos fixos na nova novela que terá sua estreia em 2018 e, com certeza, será líder em audiência, pela trama que esta sendo muito bem elaborada e produzida por uma conceituada emissora de televisão pioneira em novelas voltadas para o público infantil”, destacou.

O vereador Garotinho, que preside a Comissão de Representação para Acompanhamento dos Assuntos Relativos à Cultura do Município de Salto, demonstrou seu apoio ao trabalho realizado por Renato Bispo, colocando-se à disposição para colaborar na divulgação das iniciativas do CAEL.

Sobre o CAEL

O CAEL (Centro de Artes, Educação e Lazer) promove o aprendizado em diversas áreas do meio artístico, como teatro, circo, dança, canto, capoeira, entre outras. A escola está localizada na rua Marechal Rondon, nº 994, no Jardim Cidade, e possui o seguinte lema: “Sou quem Sou porque Somos Todos Nós”.