solenidade-dia-da-mulher-1

Salto, 22 de março de 2018

Na noite desta quarta-feira, dia 21, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou uma Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Neste ano, a homenageada foi a presidente da Asle (Academia Saltense de Letras), Ana Maria Falcini Osta, tendo sido indicada pela Mesa Diretora do Poder Legislativo Saltense, para representar as mulheres de nossa cidade; recebendo dos vereadores um buquê de rosas e uma placa simbolizando esta data comemorativa.

Na cerimônia, os vereadores aproveitaram a oportunidade para enaltecer a importância da mulher na sociedade, presenteando todas as mulheres do público com um botão de rosa. E, o presidente emérito da Asle, Antônio Oirmes Ferrari, usou a tribuna para ressaltar a brilhante trajetória profissional da homenageada.

O evento ainda teve a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Magailda Silva Pereira, e da gestora da Coordenadoria da Mulher, Cecília Vicente Mezzalira da Rocha. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, e contou com a participação dos vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão”, Marcio Conrado, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Roberto Natalino Silveira e Vinícius Saudino de Moraes.

solenidade-dia-da-mulher-2

Homenagem – A Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher realizada pela Câmara de Vereadores de Salto foi instituída pelo Requerimento nº139 de 2002 e, posteriormente, pelo Decreto Legislativo nº02 de 2016, ambos de autoria do vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”.

Sobre a homenageada Conhecida como Anna Osta, a homenageada nasceu em Salto, cidade onde reside atualmente. É graduada em Jornalismo. Morou um período nos Estado Unidos, onde criou uma empresa de traduções e de aulas de português para executivos e empresas multinacionais. Ao retornar ao Brasil, decidiu dedicar-se à literatura, lançando seu primeiro romance, em 2002.

Anna Osta é membro-fundadora da Academia Saltense de Letras e, atualmente, é a presidente da Asle, com mandato até junho de 2018. E, desde 2015, é membro da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro. No âmbito social, participa de vários projetos literários, tendo patrocinado a publicação de livros de diversos autores saltenses, inclusive livros do Instituto Aspas; fazendo doações de livros para escolas da rede pública, além de promover o projeto “Encontro com o autor” em escolas de Salto e região.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do Dia da Mulher.