reuniao-secretaria-de-desenvolvimento-economico-1-site

Salto, 10 de abril de 2018

Na última sexta-feira, dia 06, vereadores reuniram-se no plenário da Câmara de Salto com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Salto, Anita de Moraes Leis; o chefe de Gabinete da pasta, Eron Zotelli Coelho; o assessor econômico, Luiz Godoy; o secretário de Governo, Gilmar Mazetto; e o chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra. A reunião foi marcada em atendimento ao Requerimento nº 30/2018, de autoria do vereador Edemilson Pereira dos Santos, que solicitava a presença da secretária para fazer explanações sobre as ações da Secretaria na questão de emprego, turismo e outros, bem como de esclarecimentos sobre contratos e convênios estabelecidos ou renovados pela Administração Municipal.

A secretária Anita deu início à sua fala apresentando dados referentes ao Turismo em Salto, enfatizando que o fluxo de turistas aumentou mais de 50% em 2017, em comparação ao ano de 2016. Os dados dizem respeito ao número de visitas realizadas no Memorial do Rio Tietê, no Parque Rocha Moutonnée e no Mirante da Ponte Estaiada. Também foi abordado o que está sendo feito em prol do turismo na cidade, como o lançamento do Plano Regional de Turismo, treinamento para situações de emergência no elevador do Mirante, curso de primeiros socorros para os monitores de turismo e a revitalização do Monumento à Padroeira.

Sobre o assunto Emprego, Anita mostrou os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, que apontam que no município está se recuperando do cenário de crise enfrentado nos últimos anos, acumulando salto positivo nos dois primeiros meses deste ano (371 vagas criadas). A secretária afirmou que Salto é destaque em recolocação no mercado de trabalho por meio do Programa Time do Emprego, com índice de recolocação ou inserção que beira os 50%, conferindo à cidade o 9º lugar no Estado, onde 409 municípios participam e desenvolvem o programa.

reuniao-secretaria-de-desenvolvimento-economico-2-site

No quesito Qualificação, a secretária apresentou os cursos oferecidos pela Prefeitura em 2017, os quais somaram 1.170 vagas disponibilizadas. Também foram apresentados os cursos para 2018, que até o momento somam 817 vagas, por meio do Senai, do Pronatec e do Centro Paula Souza.

A respeito das Empresas instaladas em Salto, de acordo com o Caged, o destaque ficou com os setores de serviços e comércio, com crescimento de 47% e 35%, respectivamente, no número de estabelecimentos, e em seguida o ramo industrial (13%). E, em fevereiro deste ano, o número de MEIs (microempreendedores individuais) na cidade é de 3.809, conforme o Portal do Empreendedor do Ministério do Trabalho.

Anita falou ainda sobre o 2º Encontro de Negócios, promovido pelo Ciesp Indaiatuba e pela Prefeitura de Salto, em outubro de 2017, considerado um sucesso pelos organizadores e pela avaliação das empresas participantes; também sobre as visitas que tem feito às empresas instaladas no município, para ouvir as demandas do empresariado; e sobre o 1º Encontro Empresarial, que será realizado em Salto com o apoio do Investe São Paulo.

reuniao-secretaria-de-desenvolvimento-economico-3-site

Quanto aos convênios, na área de Turismo foram mostrados os valores obtidos por meio do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão ligado à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Com as obras já finalizadas, a Ilha da Usina e a reforma e revitalização da Ponte Pênsil e do Caminho das Esculturas. No caso de obras paralisadas está o Trem Republicano. As obras em andamento compreendem a revitalização da Estação Ferroviária e o recapeamento de vias do município (Floriano Peixoto e Marechal Deodoro). E encontram-se em processo licitatório a reforma e revitalização da avenida Dom Pedro II, o girador do Trem Republicano e a drenagem, recapeamento e sinalização viária da avenida José Maria Marques de Oliveira e melhorias do viaduto de acesso à SP-075. Outro convênio da Prefeitura com o DADE, que está em análise, diz respeito a obras de infraestrutura urbana na rodovia Rocha Moutonnée (duplicação).

Foram destacados ainda os recursos conquistados pelo município por meio de emendas parlamentares e as áreas para as quais serão destinados, como pavimentação e recapeamento de vias, sinalização viária, construção de arquibancada e reforma de centros esportivos e estádios municipais, construção do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e demais obras de infraestrutura urbana.

Em seguida, a secretária Anita, o secretário Gilmar Mazetto e o assessor Luiz Godoy responderam aos questionamentos feitos pelos vereadores. O presidente da Câmara de Salto, Luiz Carlos Batista “Luizão”, conduziu a reunião, que contou com a presença dos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Ceslo Charnoski “Alemão do Santa Cruz”.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.