IMG 1679

Salto, 13 de junho de 2018

Na 19ª Reunião Ordinária de 2018, realizada na terça-feira, dia 12, na Câmara da Estância Turística de Salto, o vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” requisitou pela Indicação nº 180/2018 que a Prefeitura de Salto, através doDepartamento de Trânsito, providencie uma lombofaixa na rua 24 de outubro, em frente ao portão do Cemus I, no bairro Bela Vista. O vereador enfatiza que aconteceu um acidente em frente desta escola, sendo importante a implantação da lombofaixa para reduzir a velocidade dos carros que transitam pelo local.

Já por meio do Requerimento nº 190/2018 pediu informações à Prefeitura sobre quando será consertada a tela da quadra que fica na área de Lazer do Jardim Donalísio, localizada na esquina das ruas Vicente Donalísio e José Amadeu Mosca, sendo que a quadra é frequentemente utilizada por crianças e jovens da região. Através do Requerimento nº 191/2018 solicitou que seja informado quando será consertado o alambrado da área de lazer do Salto São José, ao lado da sede, destacando que a área de lazer é ponto de encontro dos moradores do bairro, e é importante que seja consertado o alambrado para a melhor utilização do espaço pelos munícipes.

Confira as Indicações e os Requerimentos encaminhados pelos demais vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Através do Requerimento nº 186/2018, questiona o Executivo se há previsão para que seja realizada a construção de passeio público na quadra compreendida entre a Rua Lírio, no Jardim Donalísio e a Rua Das Avencas, no Jardim Porto Seguro. Já por meio do Requerimento nº 187/2018, pergunta se houve o aumento do efetivo de guardas civis municipais no patrulhamento das praças da cidade, e quais as medidas tomadas para aumentar a segurança nas praças da cidade. Com o Requerimento nº 188/2018, pede informações ao Poder Executivo referente aos indicadores atuais das pessoas em situação de rua na cidade Salto, questionando sobre a quantidade; nome, idade, sexo, grau de escolaridade de cada um; quais locais eles costumam frequentar; quais motivos os levaram a estar em situação de rua; quais são as políticas públicas existentes no Município para atender aos moradores de rua, entre outros.

Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” – Com a Indicação nº 183/2018, pediu que seja feito o reparo no cruzamento da Rua Atibaia com a Rua Ribeirão Pires, no Jardim Marília, ressaltando que os paralelepípedos e a tampa do bueiro estão soltos, colocando em risco a segurança dos motoristas e pedestres que trafegam pelo local. Por meio do Requerimento nº 192/2018, solicitou que a Prefeitura informe quantos pacientes residentes na cidade de Itu são atendidos no pronto socorro do Hospital São Camilo diariamente; e qual o posicionamento da atual administração, tendo em vista a insatisfação dos moradores do município de Salto quanto à prestação dos serviços de saúde.

Edemilson Pereira dos Santos – Pela Indicação nº 178/2018, solicitou que a Prefeitura implante a visitação monitorada por guias turísticos no Parque Natural Ilha da Usina, cuja flora e fauna estavam intocadas desde a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes, na década de 1920, até abril deste corrente ano, destacando que seria importante que fossem implantadas em caráter experimental, visitas somente monitoradas, com realização de mini palestras da trilha, pelos profissionais da equipe de monitores de Turismo do município, com a finalidade de promoção da educação ambiental, sensibilização e preservação do meio ambiente. Através da Indicação nº 179/2018, requisitou que sejam instaladas ou fixadas placas em braille nos pontos de táxis; placas identificando os atrativos turísticos; placas de sinalização horizontal e vertical nas ruas; instalação de placas indicando onde ficam os bairros nas principais vias; placas informativas de proteção ao meio ambiente nas áreas de preservação ambiental da cidade; além de placas de informativas, de rios, córregos e ribeirões. Com o Requerimento nº 189/2018, requisitou informações sobre quais são as medidas que estão sendo tomadas em relação a decisão do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo –TC -000673/009/10, onde foi julgado irregular a licitação na Modalidade Pregão, o contrato e os aditivos celebrados entre a Prefeitura da Estância Turística de Salto e a Sanit Engenharia Ltda; qual foi o valor do prejuízo causado aos cofres públicos e se poderão ser ressarcidos. Além disso, questionou sobre quais as obras ou projetos executados pela empresa Sanit Engenharia Ltda, na sua totalidade na cidade de Salto, relatando as obras, bem como os valores.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Por meio da Indicação nº 174/2018, solicitou que seja realizada a manutenção da calçadaem frente à entrada do Posto de Saúde localizado na rua André Telha, no Jardim Saltense. Com a Indicação nº 175/2018, pediu que seja feita operação tapa-buracos em todas as vias públicas do Residencial Parque Laguna, em especial na rua Jurista Clóvis Bevilácqua. Já pela Indicação nº 176/2018, requisitou o tamponamento de buracos da camada asfáltica da rotatória localizada na entrada do bairro Parque Residencial Laguna, sendo que há vários buracos no entorno desta rotatória, gerando acúmulos de água proveniente das chuvas ou de escoamento das vias próximas. É importante ressaltar que devido à grande circulação de veículos, os buracos estão cada vez maiores, agravando o problema.

Luiz Carlos Batista – Com a Indicação nº 177/2018, pediu que através da secretaria competente, seja feito um estudo visando identificar a possiblidade de criar a Festa das Nações Unidas de Salto, no mês de novembro deste ano. O objetivo é realizar uma grande festa que una as principais etnias (asiática, europeia, negra, latino-americano, entre outras), com apresentações folclóricas, culturais e gastronômicas. Pelo Requerimento nº 193/2018, solicitou que a CPFL informe se, atualmente, há Programa de Eficiência Energética em andamento no município de Salto; quais ações estão sendo desenvolvidas para uso consciente da energia elétrica pela população saltense e também para comércio e indústrias. Além disso, no que tange também ao contrato de fornecimento de energia elétrica ao município de Salto, pediu que informe se há uma contrapartida desta empresa para com o município de Salto, como doações de equipamentos ou maquinários, realização de serviços de infraestrutura, etc.

Roberto Natalino Silveira – Através da Indicação nº 181/2018, solicitou que a Prefeitura providencie a colocação de mais aparelhos de ginástica e brinquedos ara as crianças na praça do Jardim São Gabriel a pedido de todos que estão utilizando aquele complexo ecológico. O objetivo é incentivar as crianças para se exercitarem com escorregador, balanço, gangorra entre outros. Já os aparelhos de academia ao ar livre incentivarão os adultos a praticarem atividades físicas, enquanto seus filhos brincam. Já com a Indicação nº 182/2018, pediu que seja feita a manutenção nas calçadas da área Central da cidade, pois muitos pontos as calçadas estão deterioradas e levantadas, devido às raízes das árvores, e também existem antigas tampas de hidrômetros que em sua grande maioria estão quebradas, causando transtornos e insegurança dos pedestres.

PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Emenda ao Projeto de Lei nº 016/2018 – Comissão de Justiça e Redação – Altera o Artigo 1º e os incisos II, VIII e XIV do Projeto de Lei nº 16/2018.

- Projeto de Lei nº 022/2018 – Mesa da Câmara – Dá a denominação de Professor Valderez Antonio Bergamo da Silva à Biblioteca Municipal localizada no Paço dos Taperás.

- Projeto de Lei nº 023/2018 – vereador Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” – Concede autorização à Prefeitura da Estância Turística de Salto para instalar rampas de acesso aos cadeirantes e pavimento tátil nas escolas onde funcionam seções eleitorais.

**Para a 20ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 19, não foi convocado projeto para discussão e votação.

Confira na íntegra o vídeo da 19ª Sessão Ordinária de 2018.