vereadores-Cetesb-1-site

Salto, 31 de julho de 2018

Em reunião na Cetesb de Jundiaí na tarde desta segunda-feira, dia 30, para tratar do problema envolvendo o forte odor que vem atingindo Salto, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim conheceram a rede de monitoramento de qualidade do ar que a Cetesb possui em todo o estado de São Paulo, que lança os dados coletados em um sistema, o Qualar, com dados online importantes para saber a respeito da qualidade do ar.

vereadores-Cetesb-2-site

“Aqui em Salto, a estação é manual. Vamos nos empenhar para conseguir uma estação automática. Segundo a Cetesb, os dados são alimentados mensalmente. No caso de nossa cidade, são coletados dois parâmetros: o filtro de fumaça preta que verifica os particulados e outro filtro, que é chamado de passivo de enxofre, sobre a queima de combustível. Esses dados são alimentados mensalmente, pois toda semana são substituídos os filtros e levados para a Cetesb de São Paulo, que alimenta o sistema disponível no site do órgão, no link estação manual e por cidade” explicam os vereadores.

*Com fotos e informações dos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim.