Edemilson Santos

Salto, 29 de novembro de 2018

O vereador Edemilson Pereira dos Santos apresentou na sessão legislativa desta terça-feira, dia 27, o Projeto de Lei nº 047, que dispõe sobre a criação do Programa Câmara da Juventude (PCJ), com o objetivo de promover a interação entre o Poder Legislativo e as unidades escolares, a participação da juventude, a fim de compreender o papel do Poder Público, empreender formação cidadã e entender os aspectos políticos do Estado Democrático de Direito.

A proposta tramita na Casa de Leis e, em breve, será convocada para apreciação em plenário. A ideia é sensibilizar educadores, pais, servidores e estudantes para participarem desse programa, na apresentação de ideias, críticas e dicas de melhorias.

Haverá processo de escolha dos Representantes da Juventude nas unidades de ensino públicas e particulares, nas turmas regulares do 9º ano ao Ensino Fundamental II e 1º e 2º anos do Ensino Médio, respeitando a proporção igualitária de 50% de homens e 50% de mulheres, entre 14 e 17 anos.

O mandato será de um ano letivo, sendo a função considerada de interesse educativo, informativo, colaborativo, participativo, voluntário e não remunerado. Cada unidade escolar terá um representante e cada eleito será apadrinhado por um vereador, escolhido por meio de sorteio. Eles se reunirão em plenário na Câmara uma vez por mês. Ao final de cada ano letivo do PCJ, serão ofertados aos três Representantes da Juventude mais participativos e atuantes, eleitos pelos membros da edilidade, o Troféu “Destaque da Juventude”.

Será formada ainda uma comissão de três vereadores, encarregada de implementar todos os procedimentos necessários à realização das reuniões da Câmara da Juventude.

De acordo com o autor do Projeto de Lei, “nós que detemos um mandato popular temos a obrigação de tentar mudar esta situação alarmante que se desenvolve, pois esses jovens de hoje serão os líderes de amanhã, serão aqueles que decidirão o futuro desta Nação, do Estado, do Município e desta comunidade, cabendo um verdadeiro engajamento da categoria política”, declara Edemilson.

*Com foto e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.