sec des 3

Salto, 28 de fevereiro de 2019

Na manhã desta quinta-feira, dia 28, os vereadores estiveram reunidos no plenário da Câmara de Salto com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Anita de Moraes, acompanhada pelo chefe de gabinete desta pasta, Eron Zotelli Coelho, a diretora de Departamento, Rosana dos Santos Uresch, o assessor jurídico, Luiz Godoy, e ainda o secretário de Governo, Gilmar Mazetto e o secretário de Negócios Jurídicos, Otávio Roberto Maciel.

A reunião foi marcada em atendimento ao Requerimento nº 05/2019, de autoria do vereador Márcio Conrado, que solicitava a presença da secretária para dar explicações referentes às ações que estão sendo tomadas, principalmente sobre geração de empregos, campanhas, ofertas de cursos, entre outros assuntos.

Inicialmente, a secretária fez uma apresentação falando das mais de 1.300 vagas ofertadas, em 2018, para diversos cursos de qualificação, como corte e costura, inspetor de qualidade, mecânica automotiva. Em seguida, destacou que no diz respeito ao saldo de empregos, conforme dados oficiais do Ministério do Trabalho, Salto está se recuperando do cenário de crise dos últimos anos, tendo sido destaque na geração de emprego entre os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba.

sec des 2

Com relação às empresas, mostrou o que tem sido feito, como por exemplo, visita em mais de 100 empresas, realização do 1º Encontro Industrial de Negócios e Workshop Desenvolve SP. Além disso, foi destacado que a prefeitura apoia o microempreendedor de diversas maneiras: com a realização de palestras e eventos; 3.166 atendimentos individuais na Sala do Empreendedor; Convênio com o Sebrae para apoio aos MEIs e Sebrae Móvel. E, a secretária ressaltou que, pela primeira vez, Salto figura entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios, de acordo com estudo realizado pela empresa Urban Systems, publicado exclusivamente pela revista Exame, em outubro de 2018, enfatizando que 596 empresas foram abertas no biênio 2017/2018 em Salto.

Na sequência, os vereadores puderam fazer questionamentos aos representantes da Prefeitura sobre alguns assuntos, como a infraestrutura oferecida às novas empresas e indústrias que desejam se instalar no município. A secretária explicou que é solicitado um projeto básico, e que ocorre o envolvimento de outras secretarias e SAAE para verificar a demanda, tentando prestar o devido atendimento.

sec des 2

A secretária foi perguntada sobre o setor de atividade que mais vem crescendo na cidade, apontando o ramo de indústrias, seguido pelos serviços. Sobre o convênio com o SENAI, foi enfatizado que a prefeitura realiza um repasse mensal de R$ 20 mil, custeando prestadores de serviços, monitoramento, materiais para os cursos, entre outros. No que se refere ao setor de turismo, a secretária disse que a prefeitura tem trabalhado para mostrar à população saltense que é importante o investimento neste segmento.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e contou com a participação dos vereadores: Luiz Carlos Batista “Luizão, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão”, Márcio Conrado, Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e José Benedito de Carvalho “Macaia”. Também estiveram presentes o chefe de gabinete da secretária de Governo, Jesuíno Dutra e o presidente da ASSISA (Associação das Indústrias de Salto), Thiago Isola.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião.