sec cultura 1

Salto, 1º de março de 2019

Na manhã de quinta-feira, dia 28, os vereadores se reuniram, na Câmara de Salto, com o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, que estava acompanhado pelo secretário de Governo, Gilmar Mazetto e o secretário de Negócios Jurídicos, Otávio Roberto Maciel. O encontro aconteceu em atendimento ao Requerimento nº 04/2019, de autoria do vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”.

Logo no início de sua fala, o secretário esclareceu os pontos abordados no requerimento. Sobre a reforma do CEC (Centro de Educação e Cultura), apontou que no ano passado o local recebeu um público de mais de 70 mil pessoas, com 240 espetáculos, e pela movimentação intensa requer alguns reparos e que seja feita a manutenção, como melhorias na parte elétrica, conserto das caixas de som, mesa de luz, aquisição de ar-condicionado para os camarins, entre outros equipamentos e materiais, totalizando o gasto de R$ 45 mil na obra, e ainda colocando em prática exigências do Corpo de Bombeiros para oferecer mais segurança aos frequentadores.

O secretário de Cultura também esclareceu como funciona o regulamento referente ao agendamento das datas. Em janeiro é aberto um período para que todos os produtores culturais, locais ou nacionais, entreguem para a coordenação da Sala Palma de Ouro as suas solicitações. Foi enfatizado que a prioridade é para os eventos públicos – constituindo a agenda cultural oficial do município, em seguida é aberto para eventos gratuitos oriundos do Estado, posteriormente é dada prioridade aos artistas locais e, em seguida, para produtoras de grandes projetos.

sec cultura 2

Com relação ao fato de que as academias e escolas de dança do município não estariam tendo datas disponíveis no CEC, o secretário ressaltou que todas estão acomodadas com os seus espetáculos de final de ano devidamente agendados.

Em seguida, os vereadores puderam fazer perguntas, como a situação do CEC no que diz respeito ao alvará do Corpo de Bombeiros, afirmando-se que o espaço possui esta documentação e que, inclusive, está sendo renovado. Na ocasião, também foi salientado que em um primeiro momento foi possível fazer o Carnaval “custo zero”, mas que hoje é uma situação diferente. E, que será realizado um carnaval de rua com a volta dos bonecões e cinco bailes de carnaval, além de 600 pessoas produzindo as suas fantasias na escola de samba local e nos três blocos carnavalescos, destacando que esta festa popular estimula o turismo, o comércio e a economia local. O secretário ainda fez questão de dizer que oferecer arte para a população se faz necessário, e que a cultura é um setor de relevância e transformação.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e contou com a participação dos vereadores: Luiz Carlos Batista “Luizão, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Márcio Conrado, Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e José Benedito de Carvalho “Macaia”. Também esteve presente o chefe de gabinete da secretária de Governo, Jesuíno Dutra.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião.