audiencia publica saude 1 

Salto, 1º de março de 2019

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu na Câmara de Salto, na noite de quinta-feira, dia 28, a Audiência Pública para prestar contas dos indicadores do terceiro quadrimestre de 2018 – meses de setembro a dezembro. O secretário Dr. Flávio Francisco Vitale Filho e alguns servidores da pasta apresentaram os dados desse período, que abordou o financiamento da saúde (recursos federais, estaduais e municipais), as despesas pagas pela secretaria no último quadrimestre e as emendas de deputados federais e estaduais para custeio do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, bem como emendas liberadas para investimentos em aquisições de equipamentos e veículos.

Na sequência, a apresentação tratou do número de médicos na rede municipal, da quantidade de atendimentos médicos na rede básica de saúde e em cada uma das especialidades, dos atendimentos e eventos/palestras realizados pelo Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), dos atendimentos no Setor de Fisioterapia, no Programa “Melhor em Casa”, no CISM (Centro Integrado de Saúde da Mulher), no Programa “Acalento”, no Ambulatório de Geriatria, no CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) e CAPS-AD (Álcool e Drogas), dos agendamentos de consultas e exames na Central de Regulação, dos serviços odontológicos e da assistência farmacêutica, do Setor de Transportes, dos atendimentos realizados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), das ações da Vigilância Sanitária e dos indicadores epidemiológicos (dengue e febre maculosa), das atividades ligadas ao controle de zoonoses, das várias ações educativas promovidas, das atividades realizadas nas unidades de saúde pela Estratégia Saúde da Família e das ações do Programa “Saúde na Escola”.

audiencia publica saude 2

Também foram abordados os índices relacionados ao Hospital São Camilo – incluindo o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) –, como receitas e custos operacionais, recursos humanos, atendimentos no Pronto Socorro, internações, exames, partos, cirurgias, metas pactuadas, atuação da Pastoral da Saúde e número de registros feitos na Ouvidoria.

O secretário Dr. Flávio destacou que, até outubro do ano passado, a classificação de risco no Hospital Municipal era realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e somente para pacientes adultos. Já desde o mês de novembro, essa classificação foi ampliada e passou a ser feita de segunda a domingo, das 7h à 1h, e para todos os pacientes do Pronto Socorro. Nos serviços de urgência e emergência, a classificação de risco determina, após uma complexa avaliação do paciente, aqueles que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento, aumentando a agilidade e segurança e reduzindo mortes evitáveis.

audiencia publica saude 3

Depois da apresentação dos dados, o secretário respondeu aos questionamentos do público presente. Dentre eles, Dr. Flávio falou a respeito do procedimento licitatório para escolha da nova instituição que vai administrar o Hospital Municipal a partir de julho deste ano, quando será encerrado o convênio mantido entre a Prefeitura de Salto e a Sociedade Beneficente São Camilo. Segundo ele, mais de 10 instituições já estavam inscritas para concorrer na licitação, cujo prazo termina nesta sexta-feira, dia 1º.

O presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, conduziu a audiência pública, que contou ainda com a participação dos vereadores Alexandre Martins “Xandão”, Cícero Granjeiro Landim, Clodoaldo Martins de Oliveira, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Márcio Conrado, Roberto Natalino Silveira e Vinícius Saudino de Moraes. Também esteve presente o chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra.

Confira na íntegra o vídeo da Audiência Pública da Secretaria da Saúde.