ibge

Salto, 14 de março de 2019

Na manhã de quarta-feira, dia 13, o presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, recebeu em seu gabinete os representantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para tratarem sobre estabelecimento de arranjos institucionais e parcerias, principalmente, com relação ao Censo Demográfico 2020.

De acordo com José de Oliveira Pereira, coordenador de área – Região de Itu, a intenção é buscar apoio dos Poderes Legislativo e Executivo para colaborarem na divulgação dos trabalhos de preparação do censo, bem como contribuírem na conscientização dos munícipes sobre a importância do serviço realizado pelo instituto.

Durante a reunião, que também contou com a presença do chefe da Agência do IBGE em Itu, Flávio Augusto de Paula, foi apontado que o IBGE está em fase de planejamento e testes operacionais e já desenvolvendo atividades de atualização da Base Territorial para realização do Censo Demográfico 2020 – a maior operação de recenseamento organizada no país.

No encontro, ainda foi apresentado breve relato sobre as atividades da instituição previstas para 2019 e cronograma de coleta das diversas pesquisas, além de prestar contas sobre as atividades da COMEA (Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias) de Salto.

Sites de divulgação de dados – Em ofício protocolado na Câmara e entregue ao presidente, são apontados diversos sites para pesquisas do IBGE:

- www.cidades.ibge.gov.br (síntese de informações do IBGE e outras fontes sobre os municípios; dados de pesquisas, infográficos e mapas).

- www.sidra.ibge.gov.br (permite a consulta aos dados de quase todas as pesquisas que o IBGE realiza. Apresenta tabelas com dados municipais e possibilidade de montagem de séries históricas).

- censos.ibge.gov.br/agro/2017 (apresenta os principais resultados do Censo Agropecuário 2017, com informações para estados e municípios, através de mapas, tabelas e gráficos).

- educa.ibge.gov.br (portal do IBGE voltado para a educação: com conteúdos atualizados e lúdicos sobre o Brasil).

- portaldemapas.ibge.gov.br/portal (mapas políticos, folhas topográficas, mapas e malhas de setores censitários, mapas temáticos, etc).