vereadores homenageada

Salto, 14 de março de 2019

Na noite de quarta-feira, dia 13, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A homenageada neste ano foi a empresária Cleusa Maria da Silva, tendo sido indicada pela Mesa Diretora do Poder Legislativo Saltense.

Na cerimônia, os vereadores aproveitaram para destacar a importância da mulher na sociedade, presenteando as mulheres do público com um botão de rosa. Na sequência, Cleusa recebeu dos vereadores um vaso de orquídea e uma placa simbolizando esta data comemorativa.

O evento foi prestigiado com a presença de parentes e amigos da homenageada, e também do chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra, da gestora da Coordenadoria da Mulher, Cecília Vicente Mezzalira da Rocha e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rita Leite Diniz.

Participaram da sessão solene os vereadores: Lafaiete Pinheiro dos Santos, Otávio José Castanha Miralhes, Vinícius Saudino de Moraes, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Alexandre Martins “Xandão”, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Edemilson Pereira dos Santos, Álvaro Pacheco, Cícero Granjeiro Landim, Márcio Conrado e Roberto Natalino Silveira.

fotogem

Homenagem – A Sessão Solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher realizada pela Câmara de Vereadores de Salto foi instituída pelo Requerimento nº 139 de 2002 e, posteriormente, pelo Decreto Legislativo nº 02 de 2016, ambos de autoria do vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”.

Sobre a homenageada Cleusa Maria da Silva nasceu em Bandeirantes, no Paraná. Mas, foi em Salto, que a empresária iniciou sua história de sucesso, onde em 1997 inaugurou sua primeira loja de bolos. A homenageada deste ano é a fundadora da empresa Sodiê Doces, considerada a maior franquia especializada em bolos artesanais do Brasil, com mais de 300 franquias espalhadas pelo país.

Cleusa teve uma infância simples, junto com a família trabalhou em plantações de milho e soja, e como boia-fria para ajudar a mãe a sustentar os nove irmãos, após a morte do pai. Aos 15 anos, mudou-se para Osasco, trabalhando como copeira em uma casa de família. Com 18 anos, veio para Salto trabalhar em uma fábrica de alto-falantes. A esposa do seu patrão fazia bolos para fora e, após um problema de saúde, pediu para Cleusa ajudá-la com as encomendas.

Em 1997, alugou um espaço de 20 m2, abrindo a primeira unidade da ‘Sensações Doces’. Após dez anos e muito trabalho depois, a empresa virou franquia, em 2007, termo que Cleusa nem sabia o que era quando um cliente a questionou sobre o assunto. Mas foi atrás para saber do que se tratava, fez cursos e pesquisas durante cinco anos e abriu a primeira franquia em São Paulo, pelas mãos justamente desse cliente.

Há anos no mercado, surgiu um grande empecilho: o nome Sensações Doces. Ocorreu que ao registrar a marca foi verificado que o nome era de propriedade da Nestlé. A mudança para o nome Sodiê não foi fácil, mas Cleusa assumiu a responsabilidade e fez todo o processo de atualização da marca.

Hoje em dia, a sua empresa é um sucesso, inclusive neste ano, será inaugurada uma unidade nos Estados Unidos, além de contar também com uma fábrica, em Boituva, para a produção de salgados.

Depois de anos de dificuldades e muita luta, hoje, Cleusa é a um exemplo de mulher que batalha e alcança seus objetivos, fazendo questão de ajudar as pessoas, por isso, em fevereiro, realizou a ação do Bolo Solidário, na qual parte das vendas dos bolos foi destinada ao Instituto Sabrina Sato, e ainda costuma participar de ações benemerentes de entidades que a procuram.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene.