Imprimir

monumento

Salto, 13 de setembro de 2019

Por meio de ofício encaminhado ao prefeito de Salto, Geraldo Garcia, o vereador Edemilson Pereira dos Santos solicitou que seja feita a manutenção do Monumento que faz referência à fundação de Salto, localizado na praça Capitão Antônio Vieira Tavares.

Segundo o vereador, parte do Monumento desabou nesta semana. “É preciso fazer o reparo urgente, pois ali se trata do marco zero de Salto, com a presença de grande número de pessoas”.

No documento, o vereador ainda ressalta sobre a importância histórica do local, enfatizando que em 16 de junho de 1698, o Capitão Antônio Vieira Tavares e sua esposa Maria Leite, fizeram benzer, pelo padre Felipe de Campos, a capela dedicada a Nossa Senhora do Monte Serrat, erguida em seu Sítio Cachoeira. As terras, mais tardes doadas pelo casal à capela, iniciou o processo de ocupação que deu origem à cidade de Salto. Assim denominam-se os arredores da igreja de marco Zero, uma vez que esta foi a região onde oficialmente o povoado de Salto se originou.

Na região do Marco Zero, o visitante pode conhecer a Igreja Senhora do Monte Serrat, que foi construída em 1936 no lugar da primeira capela edificada em 1698; o monumento à fundação, que referencia os primeiros povoadores de Salto; bem como a antiga tecelagem da Brasital S.A. e sua vila operária adjacente.

*Com informações e fotos do vereador Edemilson Pereira dos Santos.