solene Dia do Professor

Salto, 17 de outubro de 2019

Na noite de quarta-feira, dia 16, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou Sessão Solene para comemorar o Dia do Professor. A solenidade de homenagem aos professores foi instituída pelo Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2017 de autoria do vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – no qual destaca a importância da sociedade valorizar o papel destes profissionais que atuam diretamente na formação de indivíduos mais críticos e reflexivos.

Neste ano, o homenageado foi o professor João Alvino da Silva, pelos relevantes serviços prestados à educação de nosso município, tendo recebido dos vereadores uma placa comemorativa.

escola Leonor

Vereadores com o diretor da escola Leonor

Os professores presentes no público também foram agraciados com uma singela homenagem, recebendo um botão de rosa. Na cerimônia, ainda foi feita a entrega dos Votos de Congratulações e Louvor às escolas estaduais “Profª Leonor Fernandes da Silva” (70 anos de fundação) e “Profº José Benedito Gonçalves – Zezito” (35 anos de fundação).

escola Zezito

Vereadores com os representantes da escola Zezito

Além do presidente da Casa de Leis, Lafaiete Pinheiro dos Santos, participaram da solenidade os vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Alexandre Martins “Xandão”, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Márcio Conrado, Antônio Cordeiro dos Santos e Otávio José Castanha Miralhes.

Também estiveram presentes parentes e amigos do homenageado, a secretária de Educação, Fernanda Barbutto, o dirigente regional e ensino, Claudemir Braz de Campos, o supervisor de ensino, Antônio Luciano Zinsly, a representante da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), – subsede Salto, Rita Leite Diniz, o membro do Conselho Municipal de Educação, Rodrigo Lucas de Oliveira, e o presidente da AEAAS (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto), Paulo Takeyama. A escola Leonor estava representada pelo diretor Júlio Cesar Lopes; e a escola Zezito estava representada pelo diretor-substituto Nilton Zumba, a vice-diretora substituta Margarete Aparecida Bacan Lara e a coordenadora pedagógica Maria Alice Rodrigues Duarte.

professor Joao

Vereadores e a secretária da Educação com o professor homenageado, João Alvino da Silva

Sobre o homenageado – Atualmente, João Alvino da Silva é vice-diretor da escola E.E. Profª Maria Nazarena Correa e professor na E.E. Profª Dolores Antunes. Nascido em Goioerê/PR, formou-se em História e também é graduado em Pedagogia e pós-graduado em Gestão da Educação à Distância. Atuou como professor de História em escolas estaduais de Salto, Itu, e nos CEMUS. Foi professor voluntário em cursinhos populares, preparatórios para vestibular em Salto e Itu. São 29 anos atuando na área da educação.

Sobre o Dia do Professor - Segundo consta no site da Secretaria da Educação do Governo de São Paulo, no dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), D. Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. O decreto determinava que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava basicamente da descentralização do ensino, do salário dos professores, das matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até sobre como os professores deveriam ser contratados. Cento e vinte anos depois do decreto, em 1947, um professor paulista teve a ideia de transformar a data em feriado e iniciou a tradição de homenagear os professores no dia 15 de outubro, em referência ao decreto de D. Pedro I. A ideia surgiu porque o período letivo do segundo semestre escolar era muito longo. Assim, um pequeno grupo de quatro educadores organizou um dia de folga, que também serviria como uma data para se analisar os rumos do restante do ano letivo, sendo sugerido que esse encontro acontecesse no dia 15 de outubro, tendo a presença de professores e alunos. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do Dia do Professor.