solenidade honrarias 1 site

Salto, 13 de dezembro de 2019

A Câmara da Estância Turística de Salto, na noite desta quarta-feira, dia 11, realizou na Sala Palma de Ouro a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Saltense e Medalhas Moutonnée de Honra ao Mérito.

Neste ano, receberam o título de cidadania: Antonio Andrade Jorge, indicado pelo vereador Luiz Carlos Batista “Luizão”; Padre Luiz Marin, indicado pelo vereador José Benedito de Carvalho “Macaia”; Nativo Alves Guedes, indicado pelo vereador Luiz Carlos Batista “Luizão”; Dr. Washington José Renzo, indicado pelo vereador Otávio José Castanha Miralhes; Manoel Quaresma Xavier, indicado pelo vereador Alexandre Martins “Xandão”; Padre Michael Henrique dos Santos, indicado pelo vereador Clodoaldo Martins de Oliveira; Geraldo Francisco da Silva, indicado pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos; e Eduardo da Silva Freitas, indicado pelo vereador Lafaiete Pinheiro dos Santos. O senhor José Luiz Gandini, diretor do Grupo Gandini e presidente da Kia Motors do Brasil, indicado pelo vereador Álvaro Pacheco, não pôde comparecer devido a compromissos profissionais agendados em caráter emergencial. O título será entregue a ele posteriormente.

E a Medalha Moutonnée foi entregue a Bruno Pinheiro Carra, indicado pelo vereador Márcio Conrado; Antonio Fernandes de Oliveira Pinheiro “Chavinho”, indicado pelo vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”; Silmara Aparecida Gianotto Peres, indicada pelo vereador Luiz Carlos Batista “Luizão”; Adilson Aparecido da Cunha, indicado pelo vereador Luiz Carlos Batista “Luizão”; Isabel Cristina de Oliveira, indicada pelo vereador Vinícius Saudino de Moraes; Michele Santana, indicada pelo vereador Márcio Conrado; Lázaro Glypson Marques Melchior “Guê”, indicado pelo vereador José Benedito de Carvalho “Macaia”; Juliano Hyppólito de Sousa, indicado pelo vereador Lafaiete Pinheiro dos Santos; Celia Regina Mosca Bergantin, indicada pelo vereador Alexandre Martins “Xandão”; Emilia Martinelli Susi, indicada pelo vereador Alexandre Martins “Xandão”; Antonio Marcos, indicado pelo vereador Roberto Natalino Silveira; João Batista Ferreira Gomes, indicado pelo vereador Antônio Cordeiro dos Santos; Thiago José Isola, indicado pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos; Fernando Luis Raveli, indicado pelo vereador Clodoaldo Martins de Oliveira; e Edinelson Aparecido Rodrigues, indicado pelo vereador Clodoaldo Martins de Oliveira.

solenidade honrarias 2 site

A solenidade contou com uma apresentação musical de professores e alunos do Instituto Mirai, uma iniciativa do Rotary Clube Moutonnée. O instituto tem como propósito levar educação complementar aos alunos de escolas públicas, como inglês, espanhol, musicalização, matemática, teatro, entre outros. Um fundamento importante do Instituto Mirai é ajudar no desenvolvimento de liderança dos alunos, no sentido de que promovam mudanças positivas em nossa comunidade.

O evento foi realizado na Sala Palma de Ouro e contou com a presença dos homenageados e seus convidados, bem como do prefeito Geraldo Garcia; do secretário de Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos; do presidente da Adefis (Associação dos Deficientes Físicos de Salto), Michel Chadarevian; e da assessora do deputado federal Herculano Passos, Rosemary Aparecida Veronezzi.

Participaram da cerimônia os vereadores Alexandre Martins “Xandão”, Álvaro Pacheco, Antônio Cordeiro dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Clodoaldo Martins de Oliveira, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Márcio Conrado, Otávio José Castanha Miralhes, Roberto Natalino Silveira e Vinícius Saudino de Moraes.

solenidade honrarias 4 site

Homenageados com a Medalha Moutonnée de Honra do Mérito

Bruno Pinheiro Carra é saltense, campeão paralímpico de levantamento de peso. Dentre os vários títulos conquistados, Bruno é recordista brasileiro das categorias até 54kg, até 59kg e até 65kg, quarto lugar no ranking mundial, integrante da Seleção Brasileira e quarto lugar nos Jogos Rio 2016. Em agosto deste ano, Bruno conquistou, no Parapan-Americano de Lima, no Peru, a medalha de ouro na categoria até 54kg, quebrando o recorde da prova.

Antonio Fernandes de Oliveira Pinheiro “Chavinho” é natural de Boa Viagem, no Ceará, e trabalha desde 2006 como gari no setor de varrição da CSO Ambiental. “Chavinho da CSO”, como é mais conhecido, recolhe o lixo das ruas por toda a cidade, sempre com bom humor, alegria e muito orgulho de residir e trabalhar em Salto.

Silmara Aparecida Gianotto Peres é saltense, guarda civil municipal desde 2006. Trabalha internamente com os serviços administrativos, teve participações nas escalas para segurança de eventos municipais, possui experiência auxiliando na organização de eventos da GCM e esteve à disposição da Câmara Municipal de 2015 a 2016. Silmara possui conhecimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e faz aprimoramento em parceria da Prefeitura com a Aspas (Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos). Neste ano, foi convidada a participar da grade curricular na requalificação anual obrigatória dos guardas de salto, como multiplicadora (instrução básica) de Libras.

Adilson Aparecido da Cunha é saltense, guarda civil municipal desde 1987. Está à frente do Departamento de Trânsito desde a sua municipalização, em 1998, inicialmente como supervisor de Trânsito e atualmente no cargo comissionado de diretor de Trânsito e Transportes. Ao longo desse período no Departamento de Trânsito, Adilson realizou vários cursos, tais como Técnico em Trânsito pelo Instituto de Mobilidade e Educação de São Paulo, Sinalização Viária de Obras e cursos de trânsito consciente.

Isabel Cristina de Oliveira é saltense, ex-presidente da Adefis (Associação dos Deficientes Físicos de Salto). Também foi tesoureira no Centro Comunitário do Jardim Santa Cruz e deu aulas de crochê para 24 mulheres. Foi candidata a vereadora, infelizmente não foi eleita, mas continua trabalhando para aqueles que precisam de ajuda e não se sente deficiente, apenas limitada.

Michele Santana é saltense, campeã mundial de muay thai, modelo e atriz. Já levou o nome de Salto, nos anos de 1999 e 2000, para grandes emissoras de TV, como o SBT, a TV Gazeta e a Record TV. Em 2015, Michele lutou na Tailândia, país berço do muay thai, e trouxe o vice-campeonato mundial para o Brasil. No mesmo ano, lutou com uma atleta tailandesa, ganhou os três rounds e trouxe o cinturão do muay thai para Salto. Michele já participou de três filmes e foi convidada para outro na Tailândia, em 2020, e busca patrocínio para conseguir levar o nome do Brasil e de Salto para os cinemas asiáticos. Neste ano, recebeu o troféu HD Awards, a maior premiação internacional no Brasil.

Lázaro Glypson Marques Melchior “Guê” é saltense, policial militar, trabalhou em empresas situadas em Salto e representou o município nas modalidades esportivas de futsal e futebol, marcando seu nome na história do futebol saltense. Participante vigoroso das atividades para melhoria e divulgação de seu bairro (Cecap), Lázaro é membro da diretoria da equipe de futebol Mandi Cecap, atual vencedora do Campeonato Amador Municipal. Com a visibilidade da equipe junto à sua diretoria, Lázaro organiza vários eventos de solidariedade, como campanhas de doação de agasalhos, brinquedos, alimentos e leite, visando atender às necessidades da população mais carente.

Juliano Hyppólito de Sousa é natural de Campinas, presidente da subseção da OAB de Salto pelo triênio 2019 a 2021. Possui especialização em Direito Processual Civil, Direito Constitucional e Direito Previdenciário. De 2013 a 2018, Juliano atuou na Comissão de Ética e Disciplina da OAB de Salto, como instrutor e assessor. Presidiu a Comissão de Direitos e Prerrogativas e foi conselheiro Regional de Prerrogativas da 15ª Região da OAB, de 2016 a 2018.

Celia Regina Mosca Bergantin é saltense, vice-tesoureira da Cáritas Interparoquial de Salto. Ao fazer a catequese de seus filhos, teve a vontade de trabalhar dentro da igreja, e a Pastoral da Saúde a cativou. Nesse período a Paróquia São Benedito vivia um momento pastoral muito forte, com a Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Fé e Política, e foi quando a Pastoral da Moradia iniciou suas atividades. Devido à efervescência dessas pastorais, foi criado o Conselho Regional das Pastorais Sociais, atualmente coordenado pela Celia. Desse conselho nasceu a Cáritas Interparoquial de Salto, fundada em 2005, com o apoio das paróquias da cidade. Celia também é secretária da Pastoral da Saúde da Paróquia São Benedito.

Emilia Martinelli Susi é saltense, responsável pela preparação de almoços para as pessoas em situação de rua no município. Emilia participa da Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrat, hoje no Grupo de Oração Sagrada Família. Participou e trabalhou no Coloco (Curso de Liderança Cristã), atuou no primeiro Encontro de Casais com Cristo da cidade, realizado em Jundiaí, com o intuito de aprender sobre o curso e trazê-lo para salto, o que ocorreu em seguida. Emilia sempre teve o sonho de preparar almoços para as pessoas em situação de rua e realizou isso em 2015, quando iniciou a primeira entrega, contando com a ajuda de vizinhas e amigos da comunidade. Além das entregas mensais de almoço, ela também demonstra grande carinho e atenção pelos moradores de rua, doando peças de roupa e cobertores para os que precisam.

Antonio Marcos é natural de Londrina, no Paraná, faixa preta de taekwondo desde 2014 e hoje é terceiro dan. Trabalha como instrumentador cirúrgico e técnico em ortopedia. Antonio Marcos começou a dar aulas de taekwondo em 2015, em sua academia localizada na rua Rio Branco, no Centro de Salto. Em 2017, começou a dar aulas de taekwondo em um projeto social da Secretaria de Esportes e Lazer, no Centro de Treinamento de Artes Marciais do Jardim Santa Efigênia. Neste ano, iniciou o Projeto LPI São Paulo Não Foge da Luta – Fase V, patrocinado pela empresa Tuberfil, na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Moraes Costela, no Jardim Santa Cruz. Antonio Marcos participa como técnico em campeonatos de nível estadual, nacional e internacional e coleciona vários títulos como técnico.

João Batista Ferreira Gomes é natural de Bela Vista do Paraíso, no Paraná, líder de manutenção aposentado e presidente da ONG Casa da Mulher Joanna de Ângelis. Juntamente com sua esposa Ilza Gomes de Lima e ao lado de amigos e voluntários, criaram o Projeto Sonho Meu, que anualmente prestava serviços sociais de alta relevância. Essa ação voluntária anual se ampliou e, atualmente, todos os serviços estão centrados na ONG, instalada no Jardim Marília. A Casa da Mulher Joanna de Ângelis tem a missão de acolher gratuitamente todas as mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social. A meta com esse trabalho é levar conhecimento a essas pessoas referente ao convívio social em geral, seja no lar ou junto à sociedade, mostrando que, por meio do amor e da esperança, podemos ter uma vida feliz.

Thiago José Isola é saltense, presidente da Assisa (Associação das Indústrias de Salto) no biênio 2019 a 2020. É conselheiro Municipal da Saúde, vice-coordenador do Plano de Auxílio Mútuo, membro fundador da Fraternidade Solidária Saltense, conselheiro Consultivo da Fiesp/Sesi/Senai e possuidor da comenda e medalha outorgada pela Soberana Ordem Dom Pedro I, pelos relevantes serviços prestados à causa da fraternidade humana. Thiago fundou e dirige o Grupo Athenas – empresa dos setores de saúde, engenharia, treinamento, projetos e perícias – e é consultor especializado em gestão de segurança do trabalho e saúde ocupacional. Thiago sempre se dedicou à filantropia com doações, campanhas e participação nas mais diversas instituições e grupos de trabalhos sociais.

Fernando Luis Raveli é natural de Itu, organiza corridas de rua e trabalha há quatro anos como educador físico no Instituto Zoom (Casa do Autista). Em 2016, abriu a Raveli Sports, que, entre outras atividades, organiza corridas de rua. Desde então, tem promovido diversos eventos na cidade, que têm atraído uma média de 2.500 turistas ao ano. A Raveli Sports também se dispõe a ajudar instituições saltenses, como o Instituto Zoom e a Casa De Belém, organizando eventos beneficentes, além de arrecadar donativos para várias outras. Algumas de suas competições realizadas são a Corrida Zoom Salto, com 800 atletas; a Corrida Rústica Salto, com 500 atletas; a Corrida Casa De Belém, com 600 atletas; a Corrida Noturna Niver Run Salto, com mil atletas; e a Corrida Kazamigas Indaiatuba, Salto e São Paulo, com mil atletas.

Edinelson Aparecido Rodrigues é natural de Nova Olímpia, no Paraná, e desenvolve as seguintes atividades na Paróquia São Roque, no Jardim Das Nações: coordenador da Pastoral do Canto Litúrgico; coordenador da Pastoral Pré-Matrimonial; membro do Conselho Paroquial de Economia e Administração, na função de secretário; membro do Conselho Pastoral da Ação Evangelizadora e colaborador das diversas pastorais da paróquia. Edinelson dá aulas particulares de violão para iniciantes, é salmista voluntário nas celebrações católicas na capela do hospital, autor de diversas músicas pela Paróquia São Roque e autor da música “Águas da Mãe Natureza”, detentora do título de melhor música do 4º Prêmio Câmara de Meio Ambiente, em 2004. Edinelson se empenhou no projeto para a construção da nova igreja, fazendo vários eventos e promoções para que o sonho de todos os paroquianos pudesse ser realizado.

solenidade honrarias 3 site

Homenageados com o Título de Cidadão Saltense

Antonio Andrade Jorge é natural de Jundiaí, escritor e poeta, membro da Academia Saltense de Letras, Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, Academia Boituvense de Letras e Artes e Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências; membro das entidades: Cappaz – Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz, Apperj – Associação Profissional dos Poetas e Escritores do Rio de Janeiro, Casa do Poeta da Praia Grande, UBE – União Brasileira dos Escritores e membro honorário da Associação Cultural Falanthra, da Itália. Antonio recebeu títulos como Embaixador da Paz, da entidade Salotto Culturale Palazzo Recupero de Martina; Acadêmico Destaque da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro; Comenda Rubem Braga e Medalha de Honra ao Mérito Rubem Braga, ambas da Academia Marataizense de Letras, do Espírito Santo. Dentre suas publicações estão “Encanto e desencanto”, “Quem é esse ser?”, “Contos, en...cantos & peripécias”, além da participação em várias antologias, sendo uma das mais recentes a coletânea da Academia Saltense de Letras “Salto: por que tu me encantas?”, selecionada no edital de cultura de 2016.

Padre Luiz Marin é natural de Jundiaí, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cecap. Desde pequeno sentia um chamado para o ministério sacerdotal, mas não pôde responder a esse chamado, pois precisava ajudar seus pais no trabalho. Durante essa espera, participava sempre em diversas pastorais e serviços da igreja. Em 1992, Luiz se aposentou nas indústrias Andrade Latorre, empresa em que trabalhou por 26 anos, e aos 49 anos de idade foi convidado a voltar aos estudos e concluí-los para ingressar na faculdade. Foi ordenado diácono provisório em 1998 e presbítero no ano 2000. Em 2019, o padre Luiz Marin completou 19 anos de sacerdócio, tendo passado por paróquias de Jundiaí, Santana de Parnaíba, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Itu antes de vir para salto, onde está há quase quatro anos, desde o início de 2016.

Nativo Alves Guedes é natural de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, guarda civil municipal desde 1984. Elegeu-se vereador em 1992, sendo reeleito em 1996 e ficando até o ano 2000. Em 2006, Nativo foi promovido a inspetor da GCM por concurso interno. Ficou de subcomandante algumas vezes, foi inspetor chefe e depois diretor da GCM no governo de 2013 a 2016. Foi também elogiado pelo delegado titular da Delegacia de Salto pelos bons serviços prestados.

Dr. Washington José Renzo é natural de São Paulo, auditor médico na Prefeitura de Salto. Mudou-se para Salto em 1985, a convite do prefeito Pilzio di Lelli, para assumir a Assessoria de Saúde do município, cargo em que permaneceu até 1988. No mesmo ano, Dr. Washington assumiu o cargo de agente local de governo da Secretaria Estadual de Saúde. Continuou no município e permaneceu atendendo em consultório particular até o ano 2000, quando assumiu a Secretaria de Saúde até 2004. Dr. Washington foi membro efetivo do Lions Clube de Salto, tendo inclusive assumido a presidência em 1988. Foi agraciado com o título de comendador em 2008 e, em duas oportunidades, recebeu Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Itu.

Manoel Quaresma Xavier é natural de Iepê, São Paulo, professor universitário e palestrante. Possui graduação em Ciências Contábeis, especialização em Contabilidade e Auditoria e mestrado em Ciências Contábeis e em Contabilidade. Manoel é professor titular aposentado da Universidade Estadual de Maringá e, atualmente, professor da FAMO (Faculdade de Tecnologia Porto das Monções), em Porto Feliz. Atua como voluntário dando palestras sobre cidadania com responsabilidade social e também faz trabalho voluntário junto aos dependentes químicos na busca da ressocialização por meio da evangelização, cuja base é a formação promovida pelo movimento dos Focolares, do qual é membro. Manoel também foi facilitador da criação do Observatório Social da Região Metropolitana de Campinas, com base na experiência em outros observatórios sociais, cuja origem ocorreu em 2006 em Maringá, no Paraná, e do qual participou até 2016.

Padre Michael Henrique dos Santos é natural de Jundiaí, responsável pela ampliação da igreja da Paróquia São Roque no período em que lá foi pároco. Em setembro de 2012, Michael foi ordenado diácono e, três meses depois, foi ordenado presbítero, trabalhando nesse período em Itu. No início de 2014, recebeu a missão de conduzir a Paróquia São Roque, no Jardim das Nações. Padre Michael logo se deparou com o pequeno espaço físico da igreja, que não comportava mais os fiéis. Juntamente com o Conselho Paroquial de Economia e Administração, viu a necessidade de ampliar a igreja. Foram cinco anos de muito trabalho, dedicação, esforço, empenho e zelo, com a comunidade trabalhando incansavelmente para angariar fundos. No feriado de Corpus Christi deste ano, a diocese comunicou sua transferência, sendo designado para a Paróquia São João Bosco, em Jundiaí.

Geraldo Francisco da Silva é natural de Serra Azul, região de Ribeirão Preto, criador da Assisa (Associação das Indústrias de Salto) e técnico em Química e engenheiro mecânico. Geraldo foi diretor da empresa Nordy e teve a ideia de criar a Assisa. Chegou a comandar 800 empregados na antiga fábrica, fez parte da diretoria da Assisa como secretário geral e auxiliou o Corpo de Bombeiros para a vinda de um veículo. O primeiro caminhão foi doado pela Eucatex. Na administração do prefeito Pilzio di Lelli, foi construído o prédio da corporação no município. “Geraldo da Assisa”, como chamado, recebeu homenagens pelo empenho e dedicação em causas no município, como o diploma Amigo do Bombeiro em 1999, pela luta em trazer o quartel para Salto, além de diplomas da Eucatex, Prêmio Taperá e homenagem da Prefeitura na gestão do prefeito João Conti, em 1998, pelo trabalho desenvolvido na Assisa.

Eduardo da Silva Freitas é natural de Sorocaba, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Salto. Fez sua primeira excursão levando cem pessoas para a Oktoberfest em Blumenau, em 1989. Em seguida, trabalhou na Ambar Turismo até 1998, quando começou sua jornada como empresário do turismo. Foi ainda distribuidor do Parque Hopi Hari por mais de seis anos, em 27 municípios da região. Eduardo fez cursos de administração de empresas e vários cursos de turismo. Em 2011 abriu, na Fazenda Vesúvio, o restaurante Na Fazenda. Em 2015, construiu e abriu a lanchonete e a loja de lembrancinhas dentro do Parque Rocha Moutonnée. E, em 2017, reformou e reabriu a lanchonete da Sala Palma de Ouro. No ano passado, Eduardo foi convidado a ser companheiro do Rotary Clube Moutonnée e hoje é o protocolo desse órgão.