visita Caritas 1

Salto, 24 de janeiro de 2020

Os vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” e Alexandre Martins “Xandão” estiveram na quinta-feira, dia 23, no Núcleo Marília da Cáritas Interparoquial de Salto, onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que atende mais de 100 crianças e adolescentes de seis a 17 anos de idade e suas famílias.

Na visita, os vereadores puderam conferir onde foram aplicados os recursos que a instituição recebeu por meio das emendas impositivas do orçamento municipal de 2019, bem como conversaram a respeito dos projetos que serão beneficiados com as verbas dessas emendas em 2020, conforme destinação feita por Garotinho e Xandão.

visita Caritas 2

O vereador Garotinho destinou, em 2019, o valor R$ 10.000,00 para a pintura da sala de música e dança e a aquisição de um armário para guardar instrumentos musicais, equipamentos de som e partituras.

O mesmo valor foi destinado à Cáritas no ano passado pelo vereador Xandão, tendo sido utilizado para a aquisição de um armário para a despensa, além da compra de eletrodomésticos utilizados no refeitório do local e da pintura de todo o prédio.

visita Caritas 3

Em 2020, a Cáritas receberá, por indicação do vereador Garotinho, recursos no valor de R$ 15.000,00 para desenvolver o Projeto Olhares, por meio da aquisição de equipamento fotográfico e da contratação de profissional para ministrar aulas de fotografia aos adolescentes assistidos pela instituição.

Já por meio de indicação do vereador Xandão, a entidade receberá R$ 16.700,00 para aplicar no Projeto Bom Brincar, possibilitando que mais 30 crianças façam parte desse projeto, que conta com atividades lúdicas, exibição de vídeos e outras tarefas.

Durante a visita à Cáritas, Garotinho e Xandão foram acompanhados pela vice-tesoureira da Cáritas, Celia Regina Mosca Bergantin; pela assistente social Claudimara Rita Santa Rosa; e pelas integrantes da Secretaria de Ação Social e Cidadania, Cassandra Raggio e Ângela Maria Storari, responsáveis pelo acompanhamento da implantação das emendas impositivas nas entidades assistenciais de Salto.

visita Caritas 4

A assistente social Claudimara e a vice-tesoureira Celia agradeceram aos vereadores pela destinação dos recursos à Cáritas e mostraram a eles as dependências da instituição, como a sala onde são realizadas as aulas de informática, a brinquedoteca, o refeitório onde as crianças e adolescentes se alimentam, o espaço destinado aos ensaios da banda e às aulas de violão e o salão onde são ministradas as aulas de balé e também de judô.

Claudimara explicou que a Cáritas conta com dois psicólogos, os quais diariamente estão presentes para atender aos assistidos pela entidade. Mencionou ainda que são realizadas oficinas voltadas às mães e às gestantes, como forma de orientar e até mesmo proporcionar geração de renda a elas.