cemiterio

Salto, 27 de janeiro de 2020

O vereador Edemilson Pereira dos Santos voltou a questionar a Prefeitura quais medidas estão sendo tomadas para a construção de um novo cemitério em Salto ou a ampliação do Cemitério do Éden, conforme já apontada tal possibilidade.

“Estive visitando o local na última quinta-feira, dia 23, e pude observar que ele necessita de medidas com urgência, pois o atual espaço poderá entrar em colapso. A Prefeitura solicitou da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a obtenção da licença de instalação (LI)? Se sim, favor encaminhar cópia, bem como do Requerimento de Licenciamento, Plano de Controle Ambiental e cópia do projeto arquitetônico”, requisitou o vereador, destacando que a capacidade de sepultamentos do Cemitério Municipal do Éden está quase sendo atingida e que está preocupado com as diversas regras a serem cumpridas, seja ampliação ou na construção de um novo espação.

“Há diversas regras a serem seguidas, conforme Resolução de 2003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Foi feito algum levantamento técnico de quantos novos túmulos ainda cabem no Cemitério do Éden? Havendo esse levantamento, favor encaminhar informações, pois a preocupação é a demora para a realização dos serviços de nivelamento, demarcação das quadras, calçamento, drenagem, muro, entre outros serviços”.

Santa Cruz

Santa Cruz – Em outra solicitação ao prefeito Geraldo Garcia, Edemilson cobrou que seja feita a devida limpeza ao redor do reservatório de água no bairro Santa Cruz, localizado na rua Rangel Pestana. “O matagal está trazendo transtorno para a vizinhança, além de um aspecto de abandono da Administração nesse espaço público. O alambrado está caído, sendo necessária a reforma da cerca, evitando assim a invasão de pessoas”, explicou.

O vereador Edemilson salientou no ofício enviado ao chefe do Executivo que essa situação do abandono das áreas públicas ao redor dos reservatórios também é nítida nos bairros Santa Marta, Celani e em toda a cidade. “Volto a sugerir que nesses espaços sejam disponibilizados pedriscos ou materiais de inertes produzidos pela Usina de Resíduos. Isso seria uma alternativa para acabar com o matagal e minimizaria os impactos à vizinhança”.

Outra demanda é o serviço de tamponamento de buracos nas ruas Felipe dos Santos, Luís Gama, Visconde de Mauá, Cásper Líbero, Tarciso Gaiotto e José Máximo Zanune. “Os moradores do bairro Santa Efigênia solicitam o serviço de tapa-buracos principalmente na rua Luís Brito de Almeida, Domingos Fernandes e outras vias do bairro. Também solicitam o corte de duas árvores caídas em uma área verde, no último quarteirão da rua Dr. Manoel Álvares Moraes Navarro, caídas já há alguns meses devido ao vendaval, sendo necessária a intervenção da Defesa Civil ou daCSO Ambiental, pois nas proximidades os moradores cuidam da área pública”, enfatizou.

O representante do Legislativo saltense também voltou a pedir atenção para o acesso entre os bairros Soberano e Imperador, pois desde 2017 vem solicitando melhorias para a ligação dos bairros, entre as ruas Felipe Camarão e Governador Siqueira César. “Falta iluminação nesse local, ainda tem o problema da ausência de sinalização adequada, redutores de velocidade. É uma importante ligação do bairro Rondon para a outra região do Soberano e Arco-Íris, sem contar o mato alto que prejudica os moradores e tira totalmente a visão dos pedestres”.

Jardim Marilia

Jardim Marília – O vereador Edemilson pediu ainda que sejam feitas as devidas manutenções na pequena área de lazer, na rua Bragança, no Jardim Marília. Os aparelhos de ginástica do local precisam de manutenção, pois há equipamentos quebrados.

“Faz cerca de um ano que foram retirados alguns brinquedos quebrados e até hoje não foram repostos. Cito como exemplo um gira-gira e uma gangorra. O escorregador também necessita de manutenção, pois poderá causar um acidente. Duas lixeiras apodreceram, sendo necessária a substituição, bem como manutenção nos bancos de concreto, além de instalação de iluminação”, apontou o vereador, explicando que muitas famílias frequentam o local, pois ao lado há um trailer, cujo proprietário faz a limpeza do local diariamente, mas pede atenção com os brinquedos e a manutenção dos equipamentos da academia ao ar livre.

Edemilson ressalta que também é necessária uma grande limpeza na área pública e de servidão da CPFL, entre a rua Bragança e a avenida Presidente Prudente, porque está trazendo animais peçonhentos para as residências e insegurança aos moradores das proximidades.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.