Marcio Conrado vereador site

Salto, 19 de março de 2020

O vereador Márcio Conrado protocolou nesta quinta-feira, dia 19, ao prefeito Geraldo Garcia e ao secretário da Saúde, Fernando Amâncio de Camargo, um ofício com uma série de questionamentos sobre a prevenção ao novo Coronavírus no município, diante da preocupação da população saltense. O assunto também será tema de um requerimento de sua autoria na próxima sessão ordinária.

Dentre os questionamentos feitos, Márcio perguntou se a Prefeitura possui álcool em gel e máscaras para fornecer aos servidores que atendem ao público nas clínicas e demais repartições públicas existentes no município, bem como por qual motivo os servidores com mais 60 anos da Autarquia SAAE ainda não foram afastados.

Outra preocupação diz respeito ao Hospital Municipal, tendo o vereador questionado se, no local, há uma área para isolar possíveis casos, além de pedir informações sobre quantos leitos e respiradores estão disponíveis no momento para essa finalidade.

“Os testes do Coronavírus, antes de serem enviados para confirmação ao Instituto Adolfo Lutz, estão sendo feitos dentro do próprio Hospital Municipal ou em laboratório externo? Quais laboratórios externos? É possível agilizar os testes? Em caso de se agravar a situação e a estrutura do hospital não ser suficiente, para onde serão encaminhados os pacientes? Há estudo para que algum outro espaço dentro do munícipio possa ser usado provisoriamente como hospital?”, perguntou, indagando também se os casos suspeitos levam em consideração ou estão em sincronia com a rede particular de saúde de Salto e quais protocolos de segurança estão sendo ou poderão ser adotados para resguardar os servidores da saúde e demais servidores que atendem a população.

Márcio questionou ainda se os parques municipais serão fechados ao público, se há alguma preparação junto ao departamento de T.I. da Prefeitura para que os sistemas mais importantes do município possam ser operados remotamente e se há alguma central de atendimento para que o cidadão possa tirar dúvidas em relação ao Coronavírus (Covid-19).

O representante do Legislativo saltense finaliza o ofício perguntando ao chefe do Executivo se a Prefeitura estuda a possibilidade de restringir alguma atividade econômica dentro do município e de suspender o estacionamento rotativo como medida de prevenir os funcionários da empresa, assim como a possibilidade de os ônibus do transporte coletivo serem higienizados ao final de cada percurso para diminuir os riscos de propagação do vírus.

Sobre o Coronavírus – Segundo o Ministério da Saúde, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/2019 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

Para prevenir o contágio é importante lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evitar aglomerações se estiver doente; manter ambientes bem ventilados; não compartilhar objetos pessoais. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e dificuldade para respirar.